Castelo de Montemor-o-Velho recebe prova de Tiro com Arco e Besta Históricos

No domingo, dia 24 de setembro, entre as 10h e as 13h, o Castelo de Montemor-o-Velho, recebe a 8.ª Prova do Tiro com Arco e Besta Históricos a contar para o Campeonato Nacional Rota dos Castelos, ao abrigo da Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal.

Promovido pela Academia de Esgrima Histórica e com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, a competição é de entrada gratuita e aberta à presença de público que deve seguir as indicações de segurança, nomeadamente posicionar-se sempre atrás dos atletas, visualizando o tiro.

A competição vai contar com cerca de 60 arqueiros e besteiros trajados a rigor (atletas), em representação de 10 clubes, que vão ter 20 alvos de simulação de caça, de perícia, estratégia, novidades exclusivas para esta prova, adaptados aos mitos e lendas locais.

Paralelamente aos alvos no interior do Castelo, a Prova do Tiro com Arco e Besta Históricos vai decorrer também no seu exterior – na envolvente Sul do Castelo e nas proximidades da Rua Infante D. Pedro (acesso principal ao Castelo).

Assim, o acesso vai estar condicionado a partir do entroncamento da Rua Infante D. Pedro com a Rua de Almoínha.

Para assistir ao evento desportivo com componente histórica, sugere-se o embarque no comboio turístico, junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, a utilização do ascensor mecânico ou aproveitar para partir à descoberta do centro histórico de Montemor-o-Velho e ir subindo pelas muitas ruelas e escadas repletas de histórias e pitorescos recantos.

Recorda-se que a iniciativa tem como objetivo fomentar a prática do Tiro com Arco e Besta Históricos nas suas vertentes de tiro instintivo e tradicional, utilizando arcos e bestas com flechas ou virotes, inspiradas nas armas antigas de origem milenar, abrangendo estilos de arco e besta, que vão desde a pré-história até aos finais do século XIX. Para além da prática e divulgação do Tiro com Arco, a ação pretende alargar a cultura dos arqueiros e besteiros ao público, promovendo o gosto pela história dos Castelos de Portugal e dar a conhecer os usos, costumes, trajes e adornos da época.