Vítimas de violência doméstica vão ter alojamento em Castanheira de Pera

A Cercicaper — Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, vai criar nove quartos de habitação para mulheres vítimas de violência doméstica até abril de 2024.

A obra, orçada em 272 mil euros, vai ser comparticipada pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em 231 mil euros, de acordo com o contrato assinado esta tarde, numa cerimónia presidida pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, no âmbito da iniciativa Governo+Próximo Leiria 2023.

“As nove unidades de alojamento destinam-se a mulheres vítimas de violência doméstica, com prioridade a pessoas com deficiência, que têm a possibilidade de trazerem os filhos”, disse à agência Lusa a presidente do conselho de administração da instituição.

Segundo Suzel Santos, nesta resposta social “as mulheres vão poder acompanhar os filhos, porque nestas situações são as vítimas que saem de casa e, muitas vezes, separadas dos filhos”.

A Cercicaper já acompanha “bastantes” mulheres vítimas de violência doméstica, mas ainda não tinha resposta residencial para aqueles casos.

A instituição adquiriu, por 170 mil euros, um edifício de quatro pisos no centro da vila da Castanheira de Pera, junto ao quartel dos bombeiros e da GNR, mas apenas vai afetar àquela resposta social um dos pisos.

Os restantes vão ser usados como habitação gerida pela Cercicaper, de forma que os inquilinos sejam vizinhos das vítimas de violência social e ajudem na sua integração na comunidade.

Para a ministra da Habitação, “esta dimensão de resposta temporária permite acreditar que, verdadeiramente, vamos todos viver de forma plena”.

Marina Gonçalves considerou que esta resposta é “fundamental para permitir a automatização e as respostas diferenciadas e permanentes nos vários instrumentos de política habitacional e de política social”.

Destacando o trabalho em rede do setor social, a governante disse que não é possível ao Governo definir uma estratégia e implementá-la “sem este trabalho em rede, com os municípios e o terceiro setor”.

O concelho de Castanheira de Pera é o mais pequeno no distrito de Leiria em termos populacionais, com 2.647 habitantes, de acordo com os Censos de 2021, tendo perdido 15% da população relativamente aos censos anteriores.