Mealhada: Distribuição de compostores e baldes domésticos

A Câmara da Mealhada iniciou, esta semana, a distribuição de duas centenas de compostores e baldes domésticos, que irão dar corpo ao projeto “CompostaME”.

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, este projeto visa a valorização dos biorresíduos, evitando que estes entrem no circuito de resíduos indiferenciados para aterro.

A distribuição de cerca de 200 compostores domésticos começou pelas escolas do concelho, seguindo-se as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e particulares, que se podem inscrever em https://www.cm-mealhada.pt/menu/883/compostame.

“A estes junta-se a distribuição de cerca de mil baldes residenciais aos moradores de apartamentos, para que possam depositar os seus biorresíduos numa das 12 ilhas de compostagem comunitária já instaladas no Município”, informou ainda o município.

Com um investimento que ronda os 66 mil euros, este projeto de valorização dos biorresíduos surgiu no âmbito de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, levada a cabo pelos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A candidatura garantiu o financiamento de 43 mil euros, sendo o restante valor suportado pelo Município da Mealhada.