O Teatrão de Coimbra estreia, na próxima semana, a sua nova criação, que serve para apontar o dedo à guerra do passado e do presente.
“Ti Coragem & Filhos Lda”, construída a partir de Bertolt Brecht, estreia no dia 12 e estará em cena ao longo de um mês, no âmbito das comemorações dos 30 anos daquela companhia de teatro.
A peça musicada terá em palco uma equipa de 12, entre eles três músicos, que ao longo de aproximadamente duas horas e meia pretendem levar o público a acordar para o facto de que as guerras não param e se sucedem ao longo dos tempos.
O ensaio aberto à imprensa permitiu descobrir um sargento e um engajador para uma guerra, que tanto pode ser dos dias de hoje, como em tudo semelhante às de há várias décadas, tendo em comum o “engordar algumas economias”.
A Mãe Coragem, uma das figuras centrais, é personificada pela diretora do Teatrão, Isabel Craveiro, que retrata a empreendedora que “engorda da guerra que dá o pão”, mas a quem não quer entregar os seus filhos.
No entanto, fica o alerta: “se com a guerra quer ganhar, algo vai ter de lhe dar”.
A contemporaneidade ajustou-se à peça de Brecht, com nova dramaturgia desenvolvida por Jorge Louraço Figueira a partir da tradução de António Sousa Ribeiro, cabendo a Marco António Rodrigues a encenação, que inclui música ao vivo com a direção musical de Victor Torpedo.
No final do ensaio aberto à imprensa, o encenador destacou que tentaram criar uma moldura baseada numa guerra mais atualizada, mais subjetiva e pessoal.
“É feito um cruzamento entre uma sociedade em guerra, uma guerra nos moldes que a gente conhece e a guerra do dia-a-dia”, concretizou Marco António Rodrigues.
A propósito da nova criação, que estará em cena até 12 de novembro, terá ainda lugar o ciclo de conferências “Tempo de Guerra”, estando agendada a primeira para o dia 26 de outubro, intitulada “Economia Política e Geoestratégia na Atualidade”; e a segunda, “Media e os movimentos populistas e fascistas do séc. XXI”, a 09 de novembro.
O Seminário Brecht, Guerra e Capitalismo está marcado para o dia 03 de novembro, enquanto a Oficina de Encenação – Escrita Cénica: Encenação e Interpretação se realiza de 03 a 25 de novembro.
Está ainda previsto o Ciclo Brecht no Cinema, nos dias 17, 24 e 31 de outubro e a 07 de novembro.