O centro da cidade de Mangualde tem em funcionamento, desde de abril de 2023, cerca de 550 lugares de estacionamento inteligente, que representam um investimento superior a 300 mil euros, anunciou a Câmara.
O objetivo deste projeto, intitulado Smart Parking, é criar um sistema de informação de mobilidade urbana em tempo real, através da colocação de sensores em lugares individuais e da instalação de painéis com a informação da sua disponibilidade.
“É um projeto que vai facilitar muito a vida dos cidadãos, que coloca Mangualde na linha da frente no que diz respeito a soluções tecnológicas e digitais, em direção a um território inteligente e sustentável”, considerou o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
A partir de uma plataforma, será possível gerir toda a informação sobre a ocupação dos cerca de 550 lugares, sendo os cidadãos informados da disponibilidade de estacionamento através de uma aplicação para telemóvel.
Segundo Marco Almeida, “o facto de os cidadãos deixarem de andar à procura de lugar para estacionar os veículos poupa-lhes tempo e dinheiro”.
Por outro lado, este projeto, cujos trabalhos arrancaram na segunda-feira e terminam em finais de novembro deste ano, contribuirá “para a neutralidade carbónica, tornando o território mais competitivo e atrativo”.
Com um investimento de 319 mil euros cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, o Smart Parking enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da cidade de Mangualde.
A autarquia garantiu que, no futuro, as zonas pagas vão manter-se as mesmas, sem qualquer alteração.