Suspeitos faziam-se passar por funcionários de instituições públicas para abordar as vítimas.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis pessoas, no concelho de Santa Maria da Feira, no dia 23 de outubro, por suspeitas dos crimes de burla e roubo a idosos.
De acordo com os militares, os suspeitos são três homens, de 36, 45 e 46 anos, e três mulheres, com 33, 39 e 43 anos, que se apresentavam aos idosos, “especialmente vulneráveis”, como sendo funcionários de diversas instituições públicas, “sempre com o intuito de os levar ao engano, subtraindo dinheiro e ouro”.
Depois de terem sido feitas várias denúncias o grupo começou a ser investigado. A GNR chegou à conclusão que a rede criminosa operava a partir da cidade da Marinha Grande e que fez vítimas um pouco por todo o país, com maior incidência no interior norte.
No decorrer de três mandados de busca domiciliária e três a veículos, os militares apreenderam 27 anéis, 14 telemóveis, nove pares de brincos, nove fios, sete pulseiras, seis crucifixos, quatro medalhas, duas televisões, dois relógios, um cordão, uma aliança, uma pistola, munições, quatro viaturas e 1.800 euros em dinheiro.
Os bens de ouro apreendidos totalizam um valor superiores a 61 mil euros.
Os detidos foram constituídos arguidos e permaneceram nas instalações desta Guarda até serem presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira. Já as medidas de coação a que foram sujeitos não foram divulgadas pela GNR.
A operação contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP).