Anadia: Sorteio dos jogos VinoEuro 2024 no Centro de Alto Rendimento

O Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, acolheu no passado dia 28 de outubro, o sorteio dos jogos do VinoEuro 2024 Portugal que irá decorrer entre 22 e 25 de maio de 2024, nos Municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro, numa organização da União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos (UENFW) e da Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal.


O evento conta com a participação de oito países, Portugal, Itália, Suíça, Hungria, Eslovénia, República Checa, Áustria e Alemanha, distribuídos por dois grupos. O Grupo A, encabeçado por Portugal, na condição de país anfitrião, conta com as seleções da Eslovénia, Hungria e Áustria. O Grupo B, com a República Checa à cabeça, como vencedor da última edição, com Alemanha, Itália e Suíça.


A primeira ronda vai ter os seguintes encontros: Portugal-Eslovénia e Hungria-Áustria (Grupo A); República Checa-Alemanha e Itália-Suíça (Grupo B). De salientar que os encontros vão decorrer nos três concelhos, sendo que Mealhada e Oliveira do Bairro irão receber os jogos das meias-finais, enquanto que Anadia acolherá o jogo da final do VinoEuro 2024 que terá lugar no Estádio Municipal. De destacar que a Seleção Nacional vai ser orientada pelo anadiense Toni, ex-jogador e treinador do SL Benfica.


Na sessão estiveram presentes autarcas dos três municípios, os presidentes do Turismo Centro Portugal (TCP), da Rota da Bairrada e Comissão Vitivinícola da Bairrada, bem como representantes das oito seleções, bem como outras personalidades ligadas ao mundo do futebol nacional, como o antigo jogador Hélder Postiga, atual Diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


Na ocasião o vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, agradeceu a presença de todos, sublinhando o quanto “é gratificante” para Anadia e para a região da Bairrada acolher um evento internacional deste tipo que “tem como desiderato harmonizar o desporto com um dos principais ex-libris da região”.


Jorge Sampaio explicou que “a Bairrada é uma região de vinhos de excelência e de desporto. Somos, realmente uma região de VinoEuro. Daí associarmo-nos a este projeto, juntamente com Mealhada e Oliveira do Bairro”, tendo desejado as maiores felicidades a todos os participantes.


O presidente da Câmara da Mealhada, António Franco, também se mostrou agradado com o
acolhimento desta competição, acreditando que “o evento vai ser um grande momento de convívio e de promoção da região”.


A vereadora do Desporto da Câmara de Oliveira do Bairro, Susana Martins, destacou a importância de receber o evento na Bairrada. “Tudo iremos fazer para o sucesso desta competição”, afirmou.


José Pedro Soares, presidente da Rota da Bairrada, considerou que “o desporto é uma mais-valia para a promoção da nossa região” e o facto de três municípios se associarem em torno desta competição “é um motivo de orgulho para sermos mais fortes na promoção dos produtos endógenos da região”.

O presidente do TCP, Raúl Almeida, considerou “salutar”, o facto de três concelhos se juntarem para levar a efeito esta iniciativa. Sublinhou ainda que, em termos turísticos, “este evento é também importante”, pois, “atrai pessoas de vários países, possibilitando assim aos agentes locais darem a conhecer os seus produtos, dando assim uma maior notoriedade à marca Turismo Centro Portugal”.


Pedro Andrade, presidente da Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal, também destacou a pertinência da realização deste evento na Bairrada, “possibilitando assim a promoção da região”. Fez ainda uma pequena resenha e o enquadramento do VinoEuro, desde a sua criação.


O ex-jogador Hélder Postiga, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o papel das autarquias na promoção do desporto, tendo realçado o “seu esforço e empenhamento”.


Parabenizou as autarquias pelo acolhimento deste evento internacional, desejando os maiores sucessos para a competição.