A Câmara de Coimbra lançou um concurso público com um valor base de cerca de 9,8 milhões de euros para recolha de lixo e limpeza urbana, durante quatro anos, refere o anúncio publicado hoje em Diário da República.
O concurso público prevê uma duração de contrato de quatro anos, com o procedimento dividido num lote dedicado à recolha e transporte de resíduos urbanos (7,92 milhões de euros) e outro para limpeza urbana (1,89 milhões de euros), refere o anúncio publicado hoje em Diário da República e consultado pela agência Lusa.
A abertura deste procedimento foi votada na reunião do executivo municipal de 30 de outubro.
Na informação dos serviços municipais enviada na altura, a Divisão Economia Circular, Proteção Ambiental e Florestas (DECPAF) justificava a necessidade de avançar com um concurso público por não possuir “meios humanos e operacionais para dar cobertura total às necessidades do território municipal, nomeadamente, nas áreas da recolha de resíduos urbanos e da limpeza urbana”.
Tal acontece por ter “um quadro de recursos humanos reduzido, envelhecido, com um número considerável de trabalhadores próximos da idade de aposentação e limitado pelo elevado número de funcionários em baixa médica de longa duração e/ou com condicionantes estabelecidas pelos serviços médicos de higiene e segurança no trabalho para a execução das diferentes tarefas atribuídas à DECPAF”, assim como por ter “equipamentos e veículos de apoio à recolha e limpeza urbana em número insuficiente, velhos e obsoletos”.
O concurso agora lançado prevê alterar “a frequência de recolha e transporte de resíduos urbanos”, que passa de seis dias para sete dias por semana “nas zonas densamente povoadas”, um aumento do número de contentores e a “introdução da recolha dos biorresíduos”.
O concurso está aberto durante 30 dias, a contar da data do envio do anúncio para publicação, a 03 de novembro.