Tony Carreira e Wilson Honrado são os cabeças de cartaz do Fim de Ano em Coimbra 2023,
evento que surge renovado este ano, apresentando-se com um novo formato e com uma
programação com propostas musicais de nível acrescido. Devido às obras no Largo da Portagem, o Fim de Ano em Coimbra 2023 vai decorrer no Largo D. Dinis, na Praça da República e no Largo da Sé Velha. Com a já habitual emotiva contagem decrescente para a transição do ano, vai ser, em simultâneo, assinalada a chegada de 2024 no rio Mondego e na zona baixa da cidade, com o lançamento do fogo de artifício.
Oito horas e meia de música, uma dezena de artistas (quatro deles de Coimbra), três palcos e muita animação prometem fazer desta a festa do ano, cujo cartaz eleva sem precedentes a aposta em propostas de grande qualidade, ecléticas e pensadas para agradar a todos. A Tony Carreira e ao dj Wilson Honrado juntam-se Matay, a Revival Music 80’s/90´s, os djs De Vacaciones, assim como os conimbricenses Pedro Carrilho, Patrick Assis, Rui Tomé e Luís Pinheiro.
Uma das grandes novidades deste ano é a alteração dos locais do evento. As obras em curso na Baixa da cidade, especialmente na zona da Portagem, inviabilizam a realização do fim de ano no formato que vinha a ser seguido nos últimos 10 anos. Desta forma, e após a avaliação de diversas alternativas naquela mesma zona da cidade, concluiu-se que a opção mais eficaz para o evento é a sua deslocalização, privilegiando-se espaços preparados para receber grandes eventos e que garantam as necessárias condições de segurança, de logística e de acessibilidade. Tudo para que 2024 chegue com a festa que a cidade merece. O acesso a todos os espetáculos é, como habitual, gratuito.
A grande festa irá acontecer, assim, no Largo D. Dinis (palco principal), na Praça da República (palco Dj’s) e na Sé Velha (Revival Music 80’s e 90´s). Haverá, ainda, animação musical no Mercado Municipal D. Pedro V, e, como manda a tradição, o fogo de artifício mantém-se no rio Mondego.
São, por isso, muitos e bons os motivos para que todos se associem a este megaevento, que é já um dos mais concorridos do país, atraindo pessoas de todo o país.
A noite mais longa do ano começa no Largo D. Dinis, o palco que, de resto, irá levar o público até ao novo ano com a atuação do Matay, artista que irá trazer o calor das suas raízes africanas e outras influências como a soul e o gospel. Antes, às 21h30, os dj’s Rui Tomé e Luís Pinheiro, irão fazer o aquecimento da noite.
No final da atuação de Matay, chega a sempre emotiva contagem decrescente para a transição do ano, e, em simultâneo, é ainda assinalada a chegada de 2024 no rio Mondego e na zona baixa da cidade – como manda a tradição, à meia-noite em ponto, será lançado fogo de artifício a partir do rio, enchendo de cor e brilho os céus da cidade. Depois de Coimbra dar as boas-vindas a 2024, sobe ao palco, no Largo D. Dinis, o tão desejado e aclamado Tony Carreira, que irá brindar o público com os seus maiores êxitos. O palco principal prossegue com os djs performers De Vacaciones, que atuam até às 5h00.
A Revival Music, na Sé Velha, arranca às 00h15, para uma discoteca a céu aberto com uma playlist totalmente dedicada aos grandes e melhores êxitos dos anos 80 e 90. Será uma retrospetiva musical, cujo alinhamento privilegia os melhores temas de grandes artistas.
Enquanto isso, na Praça da República, e para quem preferir outros géneros musicais, a animação fica a cargo do Dj Pedro Carrilho (a partir das 00h15), sendo que logo a seguir – quando os relógios marcarem as 1h45 – a festa irá, com toda a certeza, estar no seu ponto alto com a atuação de Wilson Honrado. Patrick Assis inicia a sua atuação logo de seguida e ficará com a responsabilidadede levar a festa até às 06h00. A palco da Praça da República é o último palco a encerrar.
Mas há mais. Pela primeira vez, o Mercado Municipal D. Pedro V entra no roteiro do Fim de Ano em Coimbra com a atuação do brasileiro Celso Cambaio. Entre as 22h00 e as 02h00 a animação fica por conta dos melhores ritmos brasileiros.
O Fim de Ano em Coimbra surge no seguimento do reforço de uma política consistente de
animação e de promoção urbanas, com oferta de iniciativas que enriqueçam o calendário de
eventos da cidade, contribuindo, desta forma, para a constituição de uma imagem mais forte e
atrativa da cidade, impulsionando ainda o aumento da competitividade turística de Coimbra, e
também, estimulando a economia local.