A Câmara Municipal de Tábua, no distrito de Coimbra, está a recuperar várias estruturas que foram destruídas devido ao mau tempo, num investimento de 145 mil euros.
Com a intervenção, a autarquia pretende devolver à população as condições de segurança e transitabilidade das vias afetadas, afirma o município, numa nota.
O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, e o presidente da Junta de Freguesia de Mouronho, António Gouveia, fizeram uma visita à localidade de Fontão, onde está a decorrer uma obra de construção de um muro de suporte das terras.
“Dada a magnitude da obra e as limitações de recursos humanos e equipamentos, a execução [da empreitada] com recursos próprios da autarquia resultaria em prazos alargados e atrasos nos restantes trabalhos que estão em curso por administração direta e já anteriormente programados, pelo que foi tomada a opção pela celebração de um contrato de empreitada [com uma empresa]”, esclarece o município.
Os trabalhos concentram-se na reconstrução de um muro, com cerca de três metros de altura e 20 metros de comprimento, que será reconstruído utilizando painéis prefabricados.
Esta intervenção vai permitir a circulação segura de pessoas e viaturas, acrescenta.
A obra, orçada em 145 mil euros, inclui a reconstrução de diversos muros de suporte em várias localidades do concelho de Tábua.
De acordo com a Câmara, esta iniciativa visa não apenas a recuperação infraestrutural, mas também impulsionar o desenvolvimento local, promovendo a segurança e a mobilidade das populações em todo o concelho.