Quinta-feira de chuva intensa e trovoada. Há distritos a amarelo

Temperatura também vai descer. Saiba com o que contar esta quinta-feira.

A chuva veio para ficar e esta quinta-feira ficará marcada como mais um dia de chuva intensa em grande parte do território continental, sobretudo ao final do dia no Centro e Sul, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê também uma pequena descida da temperatura. 

Segundo o IPMA, nas regiões Norte e Centro o céu estará “geralmente muito nublado”. Estão previstos “períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes a partir do final da tarde na região Centro”.

Há a “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao final da manhã”.

Espera-se “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e na faixa costeira até ao início da manhã e no final do dia”. 

Não região Sul também se espera “céu geralmente muito nublado” e estão previstos “aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do final da tarde”. Há a “possibilidade de ocorrência de trovoada” também a partir do final da tarde.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e na faixa costeira a partir do final da tarde”.

Prevê-se uma “pequena descida da temperatura” em todo o território continental. As máximas vão variar entre os 18 graus, em faro, e os 10 graus, em Bragança, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 15 graus, em Faro, e os 7 graus, em Bragança e Guarda. 

A chuva levou o IPMA a colocar nove distritos sob aviso amarelo. Em Leiria, Lisboa e Setúbal o aviso estará em vigor entre as 15h00 e as 24h00 desta quinta-feira. Castelo Branco, Santarém e Portalegre vão estão sob aviso amarelo entre as 18h00 de hoje e as 03h00 de sexta-feira. Em Faro, Beja e Évora o aviso vigora entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga até às 09h00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros.