Ílhavo: “Tanto Mar” de janeiro:um dia inteiro a explorar “Mar Farpado” 

O primeiro “Tanto Mar!” do ano, que se realiza este sábado, dia 27 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, volta a centrar atenções na exposição “Mar Farpado”, de Miguel Palma, inaugurada em dezembro passado.  

Às 16 horas, o artista fará uma visita especial a “Mar Farpado”, uma exposição concebida, propositadamente, para o Museu Marítimo de Ílhavo, que contou com a colaboração do músico André Tasso, na realização de uma instalação sonora. 

Presente no mundo artístico há mais de três décadas, o trabalho de Miguel Palma é heterogéneo, com uma abordagem artística que assume diferentes interpretações, seja na escultura, na multimédia ou na performance.  

A visita à exposição é o ponto de partida para a “Conversa de Mar” que se segue sob o tema “Mar Farpado: apropriações e recriações”, protagonizada por Miguel Palma e Miguel Von Hafe Pérez. 

Miguel VH Pérez é crítico de arte e comissário de exposições. Foi responsável pela área de artes plásticas e arquitetura da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Entre 2003 e 2005 foi comissário convidado no Centre d’Art Santa Mònica em Barcelona; responsável pelo projeto de arquivo sobre arte contemporânea em Portugal intitulado “anamnese”, o site e o livro, desenvolvido para a Fundação Ilídio Pinho. Foi, ainda, diretor do Centro Galego de Arte Contemporánea (CGAC) em Santiago de Compostela (2009-2015) e é o novo curador do Centro de Artes Visuais (CAV) de Coimbra até 2026. 

Para as famílias, o programa “Tanto Mar!” inclui, também no sábado, a oficina “Mar Farpado”, entre 10h e as 11h30. Diferentes materiais, texturas, cores e formas serão explorados numa atividade para pais e filhos, que leva a conhecer a exposição de Miguel Palma. As inscrições para a oficina podem realizar-se pelo número de telefone 234 329 990 ou através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.