Ultimamente, têm sido registados desacatos antes de jogos de futebol, tendo os últimos acontecido na quinta-feira, em Lisboa, antes da partida entre Sporting e Benfica.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deixou, esta sexta-feira, alguns conselhos e sugestões no âmbito do jogo que vai decorrer entre o FC Porto e o Sport Lisboa e Benfica já no domingo, 3 de março, no Estádio do Dragão.
Segundo um comunicado das autoridades enviado à TVC, e “de acordo com a legislação nacional em vigor, este é um jogo considerado de ‘Risco Elevado'”.
Face a este cenário, o Comando Metropolitano do Porto da PSP vai implementar um “policiamento adequado às circunstâncias”, tendo em conta também a adesão de um grande número de adeptos. Sendo assim, haverá elementos das diferentes Divisões Policiais, Divisão de Trânsito, Divisão de Investigação Criminal, Equipas de Intervenção Rápida, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia, com os seguintes objetivos:
- Manutenção da ordem pública;
- Garantia de condições de segurança necessárias para a realização do jogo, sustendo ou dirimindo situações e atos susceptíveis de originar violência;
- Regularização rodoviária;
- Segurança das equipas intervenientes no evento desportivo, assim como o acompanhamento, encaminhamento e segregação dos adeptos das equipas envolvidas.
A PSP deixa ainda uma lista de conselhos de conselhos e sugestões para quem vai assistir ao jogo, que podem ser consultadas abaixo:
- Deslocação com antecedência, de forma a evitar aglomerações de última hora (as portas do estádio irão abrir pelas 18H30);
- Apelamos à concentração dos adeptos da equipa visitante, pelas 17H00, junto do Parque de Bonjóia, para acompanhamento em segurança até ao Estádio;
- Privilegiar a deslocação para o Estádio em transportes públicos;
- Não serem portadores de objetos proibidos para este tipo de eventos.
As autoridades apelam ainda a que os adeptos participem no jogo com “espírito festivo e de fair-play, procurando respeitar os restantes intervenientes e acatar as indicações da Polícia, colaborando assim na sua própria segurança”.
Recorde-se que nas últimas semanas têm acontecido algumas situações de violência no âmbito da realização de jogos de futebol, como foi o caso dos desacatos que aconteceram na quinta-feira antes do Sporting-Benfica, em Lisboa, e que provocaram um ferido. Também no início de fevereiro houve confrontos entre adeptos antes do Famalicão-Sporting, que resultaram em seis feridos. A situação levou mesmo ao adiamento do jogo e também à abertura de um inquérito por parte do Ministério da Administração Interna – nesta situação houve também falta de polícias.