Estudantes da Polónia, Bulgária e Finlândia estão no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) a frequentar um curso, no âmbito do Erasmus+ Programas Intensivos Combinados (BIP), com o objetivo de conhecer culturalmente o centro histórico da cidade.
“Este projeto artístico de cinco dias tem como objetivo dar a conhecer o centro histórico de Castelo Branco aos jovens estudantes de artes visuais, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente dos seus aspetos culturais, arquitetónicos e históricos”, explicou o IPCB.
“Castelo Branco: A Timeless Tapestry Of Memory And Emotion” é o tema do curso do Erasmus + BIP que o grupo de estudantes de instituições de ensino superior da Polónia, Bulgária e Finlândia vão frequentar até sexta-feira.
“Num percurso de exploração aprofundada da zona histórica [Castelo Branco] será efetuada a captação de impressões através de vários equipamentos, a experimentação de técnicas artísticas para o aperfeiçoamento de competências, a construção de narrativas artísticas utilizando múltiplos meios, envolvendo os participantes na exposição coletiva e disseminação da criatividade”.
Segundo o IPCB, no final do curso está prevista a realização de uma exposição coletiva que mostra a riqueza da cidade de Castelo Branco, “contribuindo para um discurso cultural mais amplo em torno da sua história”.
Os BIP são uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três instituições de ensino superior de países diferentes da instituição de acolhimento na organização de um curso que aborde competências transversais, promovendo métodos inovadores de ensino e aprendizagem e fomentando a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação dos estudantes.
A United Nations Academic Impact (UNAI) tem sido um organismo fundamental para a implementação dos ODS nas instituições de ensino superior, reconhecendo o seu papel fundamental para a formação de cidadãos europeus plenos e conscientes dos desafios da sustentabilidade para a humanidade no contexto atual.
O IPCB tem vindo a aumentar a participação dos seus estudantes, docentes e não docentes nestas formações, assim como a apostar no aumento do número de cursos organizados, no sentido de dar a conhecer a instituição e aprofundar as relações e parcerias existentes.