A exposição “O Legado de um Cravo”, organizada pela Universidade Sénior da Curia, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, encontra-se patente ao público no edificio principal do Curia Tecnoparque, em Tamengos, até ao dia 5 outubro.
Esta mostra destaca, nomeadamente, o período histórico, desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976. Relembra os acontecimentos da história de Portugal durante a ditadura, nomeadamente todas as liberdades que estiveram suprimidas durante quase cinco décadas; demonstra como 48 anos de ditadura representaram o atraso, a miséria e a ausência de liberdades e direitos humanos fundamentais no país; preserva e partilha a memória de todas e todos os que, em situações de clandestinidade e de repressão, lutaram pela defesa da liberdade – os heróis da democracia.
Por outro lado, dá a conhecer a importância da participação popular durante o processo revolucionário, especialmente ao nível da consolidação das mudanças e da superação das inúmeras resistências que foram encontradas pelo caminho para, finalmente, serem implementadas todas as conquistas sociais, políticas e económicas no país. Os trabalhos sensibilizam ainda toda a sociedade para a necessidade de estar permanentemente alerta face às ameaças à democracia, concebendo esta mesma democracia como uma prática e não como uma realidade garantida.
Para além dos textos e das imagens que aparecem nesta exposição, os códigos QR espalhados pelos painéis dão acesso a um conjunto de recursos multimédia (vídeos, áudios, simulações em 3D, jogos, galerias de imagens, etc.) que enriquecem a informação sobre este período e proporcionam uma experiência dinâmica e interativa.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.