Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão

Intensidade máxima e emoção ao rubro no asfalto “tórrido” da Beira Baixa!

A caravana dos Ralis regressa a Castelo Branco e Vila Velha de Ródão nos próximos dias 21 e 22 de junho, para disputar a etapa inaugural dos ralis em asfalto do Campeonato de Portugal de Ralis. O evento contará para 8 competições diferentes, incluindo ainda o Campeonato de Portugal de Ralis Duas Rodas Motrizes, o Campeonato de Portugal Masters de Ralis, o Campeonato de Portugal GT de Ralis, o Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis, o Campeonato Promo de Ralis, o Troféu FPAK Júnior Team e ainda para o Challenge R5/S2000.
Com o apoio das autarquias de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, a Escuderia Castelo Branco é novamente anfitriã desta magnífica competição, projetando e implementando um Rali que esperam possa ser correspondido com um elevado nível competitivo, com os melhores pilotos e os melhores automóveis.


A prova albicastrense apresenta algumas melhorias relevantes, começando logo por se destacar a redução de cerca de 100 quilómetros de ligações, tornando o rali muito mais compacto. Tal foi possível com a colocação das especiais de classificação numa área geográfica distribuída pelas áreas mais a sul do concelho de Castelo Branco, a que se junta as classificativas que decorrerão dentro das fronteiras de Vila Velha de Rodão. A isto, é adicionado ainda o facto do “Shakedown” e do “Qualifying” decorrerem num traçado às portas da cidade de Castelo Branco, encurtando ainda mais a quilometragem feita em ligações.
Nesta edição de 2024, serão disputadas onze provas especiais de classificação, quatro das quais na etapa inaugural do Rali, sexta-feira, dia 21 de junho. Com passagem nas freguesias de Caféde, Juncal do Campo, Sarzedas, esta etapa terminará novamente com a Super Especial “Reconquista”, aguardando-se uma noite “quente” na cidade albicastrense.


Sábado, dia 22 de Junho, as equipas regressam à estrada para disputar mais sete Provas Especiais de Classificação.
Nesta segunda etapa, a primeira PEC, uma novidade, será disputada parcialmente na malha urbana de Vila Velha de Ródão. O rali prossegue com passagem por Foz do Cobrão, após o que regressa novamente a Vila Velha de Ródão, para um reagrupamento, onde o publico poderá apreciar as máquinas em Parque Fechado. Depois de uma segunda passagem por Vila Velha de Ródão, o Rali regressa à cidade albicastrense.


A parte da tarde acontece com três PEC´s, com passagem repetida por Santo André das Tojeiras e novamente passagem por Sarzedas. A sétima e última PEC do dia e Power Stage, a ser disputada já ao início da noite, bem no coração da cidade de Castelo Branco, a escassas centenas de metros do parque fechado e da “Fun Zone”, decisão natural depois do enorme sucesso alcançado no ano passado.


Para Nuno Almeida Santos, diretor de prova, estão reunidos “todos os ingredientes para ser um Rali ao nível da excelência do Campeonato de Portugal de Ralis e assim promover a modalidade, contribuindo também para a promoção turística da região de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Aguardamos a adesão do público, dos aficionados do automobilismo, para acompanhar o rali e incentivar as equipas, fazendo-o em segurança. Longe do perigo, perto da emoção!”.


“A edição 2024 do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão tem tudo para ser, uma vez mais, uma grande festa dos ralis, cimentando a sua importância como evento de referência da região, quer pelo seu impacto mediático, quer pela mais-valias para a economia da Beira Baixa”, afirmou João Lucas, presidente da Escuderia de Castelo Branco, que realçou “o esforço profundo que foi feito pelo clube, em conjunto com aas autarquias envolvidas e os nossos parceiros e patrocinadores, para melhorar a prova, seja na parte desportiva, indo de encontro às sugestões dos pilotos e das equipas, seja na animação do evento, tornando-o mais apelativo e capaz de atrair mais público”.


A Escuderia de Castelo Branco quer ainda transformar as duas noites do rali numa dupla “festa rija” que seja atraente para todo o tipo de público, sem se prender só com os aficionados dos ralis, sendo vasto o programa de animação que poderá ser saboreado pelos milhares que acorram ao centro da cidade de Castelo Branco.