Câmara de Albergaria-a-Velha procura arrendar habitações para apoiar famílias afetadas pelos incêndios

A TVC teve a oportunidade de ouvir o presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, que confirmou que foram identificadas 51 habitações danificadas pelos incêndios recentes, sendo 17 delas consideradas perda total. Explicou ainda que estamos a fazer um ponto da situação e que a gravidade é significativa.

Em relação às famílias desalojadas, António Loureiro mencionou que a situação é diversa: algumas pessoas estão a ficar com familiares, enquanto outras já conseguiram arrendar novas casas. Para ajudar neste processo, a autarquia está a procurar habitações disponíveis no mercado de arrendamento, com o custo das rendas a ser suportado pelo governo.

O presidente também destacou que o Governo se comprometeu a apoiar com o pagamento das rendas para as famílias afetadas.

Estes incêndios resultaram em tragédias, com nove mortes e mais de 170 feridos, embora a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tenha oficialmente contabilizado cinco mortos. Entre 15 e 20 de setembro, os incêndios consumiram cerca de 135.000 hectares, somando um total de quase 147.000 hectares ardidos em Portugal este ano, o que representa a terceira maior área afetada na última década.