Foram destacados os projetos “Pedal in Águeda” (desporto), “MALA” (cultura) e AgitÁgueda (turismo) como exemplares a nível nacional
A Câmara Municipal de Águeda recebeu, ontem, três prémios de Excelência Autárquica, nas categorias de Desporto, Cultura e Turismo, durante o II Congresso da Cidade Social, que decorreu em Santa Maria da Feira.
“Estes prémios reconhecem o trabalho que temos feito nestas áreas, tal como em muitas outras, que são estratégicas e que são, uma vez mais, apontadas como de excelência pelos nossos pares”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que os projetos premiados estão a ser desenvolvidos pelo Município e têm “um impacto muito positivo na nossa comunidade”, seja do ponto de vista cultural, desportivo, social, turístico e económico.
A Câmara Municipal de Águeda foi triplamente premiada neste encontro da Cidade Social o que é, acrescenta Edson Santos, uma “clara demonstração do dinamismo municipal nas várias áreas de atuação” e que “nos responsabiliza a continuar a fazer cada vez mais e melhor pelos nossos cidadãos”.
Este reconhecimento público aplaude os projetos “Pedal in Águeda” (desporto), “MALA” (cultura) e AgitÁgueda (turismo) desenvolvidos pelo Município de Águeda, destacando os impactos que têm junto da comunidade local, na mudança de comportamento, na atração de novos públicos e na promoção do território.
No âmbito das ações estratégicas desenvolvidas para a promoção das modalidades desportivas ligadas à bicicleta e à mobilidade suave, o Município de Águeda criou o programa “Pedal in Águeda” que incorpora projetos específicos com ações concretas de intervenção e dirigidos a públicos diferentes: “Bicicleta vai à Escola”, “Escolas com Pedal”, “Águeda Bike 4 Kids” e “Águeda Bike Ativa”.
Este programa, que acaba de ser elogiado e premiado a nível nacional pela “Excelência Autárquica”, pretende levar os cidadãos à adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável do território, envolvendo a comunidade em geral, a comunidade escolar, o comércio, empresas e associações. Simultaneamente, objetiva aumentar o número de praticantes de desporto (neste caso relacionado com a bicicleta) e promover um estilo de vida ativo e saudável.
Cultura e turismo
Também pela “Excelência Autárquica” foi premiado, na área cultural, o “MALA – Projeto Educativo e Cultural do Município de Águeda”, que tem por objetivo estabelecer e consolidar laços com o público, seguindo uma estratégia a longo prazo para impulsionar e enriquecer o panorama cultural e artístico no Município. Este projeto promove uma colaboração ampla entre os serviços culturais municipais, incluindo o Centro de Artes de Águeda, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e as Residências Artísticas.
Desta colaboração, concertada e estratégica, resulta uma programação regular e colaborativa entre os diferentes equipamentos culturais, visando proporcionar à comunidade, de forma transversal a todos os públicos, a experimentação de diversas manifestações culturais e artísticas. Da sua estratégia programática fazem parte ações como os projetos de envolvimento comunitário, de formação e capacitação de públicos, que se pretende que sejam marcos no panorama cultural do território.
Mesmo que dispense “apresentações”, o multipremiado AgitÁgueda é reconhecido como um evento inspirador e permitiu ao Município de Águeda trazer mais um Prémio “Excelência Autárquica” do encontro da Cidade Social, neste caso na área do turismo.
O evento é uma das apostas estratégicas de promoção territorial do Município de Águeda, que proporciona a revitalização e utilização sustentável dos espaços públicos, a dinamização do comércio local e a promoção do convívio associativo local através de múltiplas atividades culturais, artísticas, desportivas e de promoção turística.