Este sábado, dia 5, às 21h30, o compositor e produtor António Bastos vai partilhar o palco do Cineteatro Alba com três coros locais, num projeto colaborativo aberto ao improviso.
“Momento – António Bastos e a Comunidade” apresenta-se como um espetáculo aglomerador que envolve a comunidade artística local, neste caso, três coros Albergarienses: Coro do Programa Idade Maior, Grupo Coral da Jobra e Grupo Coral Rainha D. Teresa. O mote é uma fusão artística contemporânea entre a dança, a música e a língua de Camões, passando pelas tradições locais exploradas com os participantes. Aqui, o tempero entre a Guitarra Portuguesa, os sintetizadores, a música tradicional, o jazz e a eletrónica encontram bom porto.
Embora partindo de um programa pré-definido, nos ensaios tem havido espaço para o improviso, que enriquece os registos originais no encontro de dois desafios: fazer música e espetáculo.
Cantar, tocar e representar misturam-se com os afetos, e o público terá a oportunidade de apreciar o resultado criativo.
António Bastos escreve canções, é compositor, produtor e professor. Durante a sua longa carreira musical já recebeu várias distinções, incluindo o “People’s Choice” nos prémios americanos “International Portuguese Music Awards (IPMA)”. Tem interagido com as tradições portuguesas, novos valores e novas formas de abordar a música, reformulado as performances dos coros com arranjos originais e um movimento cénico despido de preconceitos e formas predefinidas. António Bastos é ainda produtor de bandas sonoras para peças de teatro e documentários.
“Momento – António Bastos e a Comunidade” é de entrada gratuita, mas sujeita a levantamento de ingresso e à lotação da sala.