S. João da Madeira: Comemorações do 98º aniversário da emancipação concelhia

Inauguração de estátua de Humberto Delgado lembra vitória do General sem Medo no Município nas eleições presidenciais de 1958. 

O Dia do Município de S. João da Madeira comemora-se nesta sexta-feira, 11 de outubro, feriado municipal, com um programa que inclui a representação, pelas escolas, de momentos da história sanjoanense, a inauguração de um monumento de homenagem ao General Humberto Delgado e a assinatura de um protocolo com a Fundação Mário Soares. 

Assinala-se, assim, o 98° aniversário da emancipação concelhia de S. João da Madeira, estabelecida por decreto governamental datado de 11 de outubro de 1926, documento que já destacava a importância da, então, vila como polo industrial de referência na região. 

No período da manhã, o programa das comemorações centra-se no Fórum Municipal e zona envolvente, onde, pelas 11h00, decorrerá o Hastear das Bandeiras, momento que contará com a presença dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

Em seguida, alunos das escolas sanjoanenses propõem-se representar a sua terra como ela era  no tempo dos seus avós e bisavós. “Festas e celebrações”, “Os jovens de então” e “S. João da Madeira antes da industrialização” são temas dessas intervenções de celebração da história do concelho.

Já no interior do edifício do Fórum Municipal, decorrerá, pelas 12h00, a Sessão Solene Comemorativa, durante a qual será assinado um protocolo de colaboração com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, para a realização de iniciativas alusivas ao centenário do nascimento do antigo Primeiro Ministro e Presidente da República. 

Para o final da tarde, está agendada uma homenagem a outra grande personalidade da história da democracia portuguesa, com a inauguração da estátua de Humberto Delgado, junto à Praça Luís Ribeiro, no centro cívico sanjoanense.

O monumento evoca a vitória do General sem Medo em S. João da Madeira, nas eleições presidenciais de 1958, nas quais enfrentou Américo Tomás, candidato do regime ditatorial do Estado Novo. Trata-se, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, de “um dos momentos mais significativos da história do nosso concelho”.

A inauguração da estátua de Humberto Delgado está marcada para as 18h30, estando prevista a presença do autor, o artista plástico Leonel Moura, que venceu o concurso de ideias lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para a criação do monumento.

O programa comemorativo do Dia do Município termina na Casa da Criatividade, com um concerto da Banda Sinfónica da GNR, com início às 21h30.