Iniciativa reconheceu o mérito das crianças e jovens ao longo do último ano letivo
O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, com o apoio do Município, organizou a Gala da Educação 2024, iniciativa que ano após ano premeia o esforço, compromisso e a dedicação dos alunos ao longo do ano letivo, valorizando o seu empenho e perseverança, e incentivando-os a continuarem a perseguir a excelência e superação dos seus objetivos.
O Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares foi o palco da Gala que permitiu, também, homenagear todo o trabalho da comunidade educativa, nomeadamente corpo docente, não docente e as próprias famílias, na criação de um ambiente propício ao sucesso educativo para os seus educandos.
Na sala que encheu para receber toda a comunidade escolar, marcaram presença diferentes órgãos autárquicos, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, a Vereadora com o pelouro da Educação, Maria da Luz Pedroso, e presidentes das juntas de Freguesia do Concelho, o Comandante do Posto da GNR local, Paulo Ferreira, e, em representação da Delegada Regional da DGEstE, Alberto Barreira.
João Miguel Henriques, aproveitou a oportunidade para reconhecer «perante toda a comunidade, o trabalho de sucesso desenvolvido pela direção do Agrupamento, e destacar a excelente relação institucional entre ambas as entidades, fundamental para alcançarmos o objetivo mútuo de uma sociedade melhor preparada para enfrentar os desafios».
Dirigindo-se ao representante da DGEstE, o Presidente da Câmara Municipal destacou «o bom trabalho desenvolvido nestes territórios, onde conseguimos ter um nível de ensino de excelência, mesmo com as dificuldades com que nos deparamos diariamente, e que se repercute nos resultados alcançados pelos nossos alunos, preparando-os para enfrentar os futuros desafios académicos e profissionais».
Por fim, e porque a Gala da Educação é «de reconhecimento do mérito pelo bom trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano», João Miguel Henriques felicitou «todos de uma maneira geral, pois o esforço dedicado aos estudos é um passo mais próximo para a concretização dos seus sonhos e do futuro que almejam, concluiu.
Diretor do Agrupamento destaca papel de inclusão da Escola
Eduardo Sequeira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, destacou o papel solidário e inclusivo que os estabelecimentos de ensino assumem, em particular fruto «da imigração motivada por conflitos e crises, que levam muitas famílias a procurar novos recomeços, pelo que o nosso dever é acolher os alunos imigrantes, que não raras vezes, nos chegam em situação de vulnerabilidade».
De acordo com o responsável, do total de alunos que frequenta as escolas em Vila Nova de Poiares, «quase 15% são estrangeiros, de 17 nacionalidades diferentes. A educação é uma âncora de esperança e estabilidade», pelo que «acolhê-los é uma oportunidade para criar uma comunidade educativa enriquecida pela sua diversidade cultural, e onde todos se sentem valorizados».
Outro tema abordado na sua intervenção foi a Inteligência Artificial, que «traz consigo desafios e novas oportunidades» a que o Agrupamento de Escolas pretende responder com o compromisso de «formar jovens a pensar além das respostas imediatas que a tecnologia lhe oferece, que sejam, capazes de questionar, inovar e, acima de tudo, agir com ética», referiu.
Pais são fator decisivo para o sucesso escolar
A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Ana Baptista, destacou «a importância da educação como a base sólida sore a qual construímos o futuro dos nossos jovens, e, inevitavelmente, o futuro do nosso Concelho».
Para a também professora da Escola Dr. Daniel de Matos, a formação não é apenas uma etapa na vida, exigindo o conhecimento dos objetivos traçados, o apoio da família, e o reconhecimento do mérito como peças fundamentais no seu sucesso pessoal. «Um aluno sem objetivos é como um barco à deriva. Por mais talentosos ou inteligentes que sejam, precisam de uma direção para que possam alcançar o sucesso pleno», referiu, enfatizando não só o papel dos professores como dos pais e encarregados de educação, cujo «envolvimento ativo nas atividades escolares e no diálogo com os professores, reforça a educação familiar e escolar, criando uma rede preciosa e indispensável».
A professora sublinhou ainda que «um Concelho que valoriza e prioriza a educação, é um Concelho que cresce de forma sustentável, que se prepara para as novas exigências do mercado de trabalho, e que está apto a enfrentar os desafios globais».
Cauã Jacques agradece apoio de toda a comunidade escolar
Já Cauã Jacques, antigo presidente da Associação de Estudantes, agora estudante do ensino superior, afirmou tratar-se «de um dia especial para todos, uma etapa que terminou tão rápida», e que acarreta «novas responsabilidades, novas aprendizagens para a vida adulta», não deixando de «agradecer a todos os que estiveram dispostos a nos ajudar e incentivar a sermos melhores alunos e pessoas, nomeadamente professores, auxiliares e outros assistentes, que fizeram parte deste percurso e nos ajudaram, visando sempre o nosso sucesso», destacou.
A terminar, Cauã Jacques classificou o final desta etapa educativa como «o primeiro degrau da vida adulta, momento em que nos deparamos com a incerteza do amanhã, em que mudamos as nossas rotinas e as nossas perspetivas», pelo que é «normal sentirmo-nos com dúvidas do que escolher, de que rumo levar. Mas, se fizermos tudo com dedicação e esforço conseguiremos atingir o sucesso, pelo que cabe a cada um de nós assumirmo-nos como protagonistas e sermos felizes», concluiu.