A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra foi distinguida, pela segunda vez consecutiva, com a bandeira de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar ontem, 17 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Este galardão, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), reconhece os municípios que implementam políticas e medidas que facilitam a vida das famílias. A atribuição do prémio à Pampilhosa da Serra teve como base a análise de diversas iniciativas de apoio familiar, reportadas em 2023, em áreas como a maternidade e paternidade, assistência a famílias com necessidades especiais, conciliação entre trabalho e vida familiar, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social, entre outras.
Na 16.ª edição do OAFR, promovida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), foram entregues 110 bandeiras a autarquias de todo o país, num número recorde de municípios distinguidos por políticas amigas das famílias.
A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra esteve representada na cerimónia por Célia Nunes, chefe da Unidade Operacional de Intervenção Social, Saúde, Cidadania e Envelhecimento Ativo.
Criado em 2008, o OAFR tem como principal objetivo monitorizar, premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas no que toca à responsabilidade familiar, promovendo o bem-estar das famílias e a melhoria da sua qualidade de vida.
Este reconhecimento reafirma o compromisso do Município de Pampilhosa da Serra em continuar a desenvolver políticas de apoio às famílias, contribuindo para a criação de um ambiente favorável à conciliação entre vida pessoal, profissional e familiar.