O Skope – Museu de Medicina e Saúde abriu oficialmente em Aveiro, num evento que contou com a presença de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal. Este novo museu, sediado na Quinta de Aradas, é um projeto da Fundação Casa Hermes e alberga a maior coleção particular de objetos médicos em Portugal, com mais de 1.800 peças representando 20 especialidades médicas, desde a Antiguidade até ao presente.
O acervo do museu é fruto da coleção pessoal de Hermes de Oliveira Castanhas, um médico aveirense apaixonado pela história da Medicina, que ao longo da sua vida reuniu um conjunto impressionante de peças de várias épocas. O museu conta com seis salas temáticas que percorrem a evolução da medicina ao longo da história, abordando desde o nascimento e as especialidades de obstetrícia e ginecologia, até à revolução técnico-científica dos séculos XIX e XX.
Além de destacar os avanços da medicina, o Skope propõe também uma reflexão sobre o futuro da saúde, com uma área dedicada à promoção de estilos de vida saudáveis e um plano educativo destinado a alunos de várias idades. Rita Gíria, Diretora Geral da Fundação Casa Hermes, sublinhou o desejo de partilhar o legado de Hermes de Oliveira Castanhas e contribuir para a formação e consciencialização da comunidade sobre a saúde e o envelhecimento saudável.
O museu, parte do Aradas Campus, integra ainda um projeto mais amplo que prevê a criação de um Centro de Investigação para a Longevidade e de um hotel para acolher visitantes e investigadores. A iniciativa é apoiada por 14 empresas fundadoras e conta com parceiros como a Nova Medical School e a Ordem dos Médicos.
O Skope é mais do que um espaço de exposição, é uma homenagem à história da medicina e um ponto de partida para a reflexão sobre o futuro da saúde e o envelhecimento.