A programação regular do Imaginarius Centro de Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, propõe para o dia 16 de novembro uma tertúlia concerto subordinada ao tema “Improvisação musical: tradição e prospetivas”. Cinco músicos profissionais vão juntar-se para falar sobre a improvisação, tendo em conta as tradições e aquilo que nos pode trazer, em termos musicais, o futuro.
Com a moderação de Aleksandar Caric, maestro da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, os músicos João Lima, membro fundador do grupo “Oquestrada”, Rui Soares, diretor artístico do festival Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira, Paulo Chagas, diretor do “MIA” – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, e Gustavo Costa, do coletivo “Sonoscopia”, vão juntar-se no Imaginarius Centro de Criação, das 18h00 às 20h00, para testemunhar e confrontar as suas experiências e ideias sobre a improvisação musical.
Partindo do princípio que a arte de improvisar é um conceito que se exprime através de mil formas diferentes, os quatro especialistas vão explicar como as fontes da inspiração musical, como a história, as tradições populares e a música clássica oferecem um mundo onde é possível misturar tudo com tudo.
Depois da tertúlia, segue-se um concerto como momento de encontro de práticas de improvisação diferentes. Uma rara ocasião para os músicos, mas também para o público de todas as idades.
As inscrições, limitadas aos lugares existentes, podem ser efetuadas em www.imaginarius.pt.