Mais de 59,6% dos idosos com 85 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe este ano, conforme as estimativas da monitorização da campanha de vacinação. O Vacinómetro, ferramenta desenvolvida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), revela que a cobertura vacinal aumentou em grupos prioritários recomendados, subindo de 39,7% para 43,6%.
O presidente da APMGF, Nuno Jacinto, considera os resultados positivos, destacando um maior ritmo de vacinação em comparação com o ano anterior, especialmente dado que na época passada os dados foram recolhidos mais tarde, em novembro.
Entre os dados de destaque estão os 57% das grávidas já vacinadas, assim como 40,1% dos profissionais de saúde em contacto com doentes. Nos doentes crónicos, 55,7% das pessoas com doenças cardiovasculares e 49,3% das pessoas com diabetes já se vacinaram, enquanto entre os doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a cobertura atinge os 42,1%.
A vacinação em farmácias (39,7%) e centros de saúde (26,9%) predomina entre os vacinados. Já entre os que optaram pela coadministração com a vacina da covid-19, o número diminuiu ligeiramente para 76,6%.