Biblioteca Municipal de Albergaria assinala 500 anos de Luís de Camões

Durante o mês de novembro. a biblioteca Municipal de Albergaria – a – Velha assinala os 500 anos de Luís de Camões com uma exposição comemorativa composta por objectos da coleção particular de Paulo Sá Machado.

A inauguração é a 8 de novembro, pelas 18h00, com entrada livre.


Paulo Sá Machado possui uma das mais importantes bibliotecas particulares do país, com cerca de 25 mil volumes, sendo Luís de Camões um dos autores presentes na sua imensa coleção, com destaque para o poema épico “Os Lusíadas”.

“Camões narrou a conquista do novo reino, a genealogia de Portugal, as conquistas ultramarinas, o heroísmo do povo português e tudo isso no comprometimento de contar a história, caso fosse capaz de tal engenho e arte”, explica Paulo Sá Machado.


Além de documentação diversa e livros, a exposição contará com um conjunto de
bustos do famoso poeta. Natural do Porto, da freguesia de Santo Ildefonso, Paulo Sá Machado nasceu em 1942.

É jornalista e escritor, tendo ao longo dos anos desenvolvida intensa atividade literária.


Foi diretor dos jornais “ELO” e “Prelúdio” nos seus tempos de estudante, passando depois a ser colaborador de “O Comercio do Porto” até 2001.

Tem trabalhado regularmente com vários jornais regionais, como “Semana Tirsense”, “O Comércio de Leixões”, “Folha de Tondela”, “O Povo da Barca”, “Notícias de Paços de Brandão” e foi ainda diretor do “Jornal da Maia”. Tem desenvolvido atividade como conferencista e docente de cursos de verão e de colecionismo, entre outros.

Paulo Sá Machado conta com cerca de 60 livros publicados, especialmente ensaios, estudos, investigação histórica, gastronomia e filatelia. Na sua biblioteca particular, destaca-se um setor dedicado ao livro galego, com 3000 volumes, e outro relativo à gastronomia.

Ao longo da sua vida, tem ocupado cargos de direção em várias entidades ligadas à filatelia, confrarias e pertence aos corpos gerentes de muitas coletividades.

Já recebeu várias distinções pelo seu trabalho cívico, cultural e desportivo.


A exposição “500 anos de Luís de Camões” estará patente até 30 de novembro.