Politécnico da Guarda formou 350 professores em 2024

Português, Música, Matemática, Biologia, Geopolítica, Produção de Vídeo, História e Outdoor Learning foram as áreas formativas frequentadas por docentes de todo o país no Politécnico da Guarda no último ano.

A formação de professores para este ano letivo já arrancou. Para Joaquim Brigas “o objetivo é continuar a inovar e a apoiar os professores na sua trajetória profissional”.

No último ano letivo, o Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Politécnico da Guarda – IPG formou mais de 350 professores, em regime presencial e online, nas áreas de Português, Música, Matemática, Biologia, Geopolítica, Produção de Vídeo, História e Outdoor Learning.

O Politécnico da Guarda é atualmente uma referência a nível da qualidade da oferta formativa para os docentes do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG.


Todos os anos são realizados diagnósticos periódicos, que incluem questionários e reuniões com escolas e professores que cooperam com a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), para definir áreas prioritárias de formação. A equipa operacional do Centro de Formação Contínua de Professores (CFCP) é coordenada por Rui Formoso, diretor da ESECD e integra os docentes Elisabete Brito e Joaquim Mateus e a bolseira de investigação
Catarina Gonçalves.

Esta equipa analisa em conjunto as tendências educativas e as orientações do Ministério da Educação para garantir que as formações estão alinhadas com as exigências atuais do sistema educativo.


“A cooperação entre escolas e instituições de formação tem sido incentivada, promovendo um ambiente de partilha de experiências e de boas práticas”, afirma Rui Formoso. “O feedback é muito positivo e muitos professores relatam que se sentem mais confiantes e preparados para aplicar novas metodologias em sala de aula”.

O Centro de Formação do Politécnico da Guarda desenvolve a sua atividade há vários anos, proporcionando formação contínua para professores de todos os grupos de recrutamento. Nos últimos anos tem apostado na modalidade online, conseguindo, desta forma, alargar a sua zona de atuação e chegar a professores de todo o país.


“Temos diversificado ações de formação para que estas sejam capazes de abranger todos os grupos de recrutamento dos ensinos básico e secundário, proporcionando aos professores uma boa preparação que lhes permita enfrentar os desafios atuais do ensino”, afirma Joaquim Mateus.

“A formação online tem sido a preferida da maioria dos professores que também cultivam o networking, tornando a formação mais atrativa e colaborativa e permitindo conciliá-la com as suas disponibilidades e responsabilidades diárias”.


Formar mais docentes em 2025.

O primeiro plano de formação de professores para o ano letivo 2024/2025 arrancou no mês de novembro, com a realização de seis ações formativas em modalidade online, com a duração de 25 horas cada. Ao longo do presente ano letivo outras formações se seguirão.


“Pretendemos oferecer novas formações que vão ao encontro das necessidades dos professores que já frequentaram outras ações do nosso centro,
mas também daqueles que nunca frequentaram”, afirma Joaquim Mateus. “O plano de formação de professores é dinâmico e será naturalmente complementado com as ações formativas que ainda aguardam acreditação”.


São seis as ações formativas que começam neste mês de novembro: a “Promoção das aprendizagens em sala através da leitura dos patrimónios materiais
e imateriais na arte e na música”; o “Álbum ilustrado juvenil – entre a palavra e a imagem”; os “Temas de Biologia e Geologia 11: A Sistemática dos Seres Vivos e A Exploração Sustentada dos Recursos Geológicos”; a “Geopolítica na Atualidade: Importância nos Currículos do Ensino Secundário”; a “Pós-produção de Vídeo e Áudio”; a “Educação e Desenvolvimento: Cidadania e Igualdade de Género em Jovens – Modalidade Online”.


Para o presidente do Politécnico da Guarda, “a formação contínua já não é vista apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes, contribuindo para uma educação de maior qualidade”.

Segundo Joaquim Brigas, “a missão do IPG tem sido a de oferecer formação de qualidade que responda às necessidades do sistema educativo, e é por isso que temos professores de todo o país a frequentar as nossas ações de formação”.