O Workshop Temático sobre Cibersegurança em Microeletrónica, realizado a 12 de novembro de 2024 no Instituto Politécnico de Leiria, reuniu uma plateia completa com a presença de representantes de empresas do setor tecnológico e de académicos interessados nas mais recentes inovações de cibersegurança para o hardware e a microeletrónica. Esta sessão, que integra a Agenda da Microeletrónica, destacou-se pela troca de conhecimentos e experiências no domínio da proteção digital.
A sessão de abertura foi conduzida por Carlos Alves, Vogal da Direção da Inova-Ria, e por Carlos Rabadão, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, que sublinharam a importância da cibersegurança como um pilar essencial no avanço tecnológico e na proteção de dados.
No decorrer do workshop, Leonel Santos, docente do Instituto Politécnico de Leiria, realçou a importância da cibersegurança nos semicondutores e na microeletrónica como fundamental para garantir a segurança digital e a proteção de dados no contexto atual de transformação tecnológica. “A segurança desde o nível do hardware assegura que os dispositivos conectados sejam resistentes a ataques, promovendo a confiança no uso de tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial”, afirmou o professor Santos.
Francisco Rente, CEO da Art Resilia, empresa de referência com um portfólio exclusivo em segurança, destacou ainda que “a cibersegurança em microeletrónica visa garantir a segurança da sua cadeia de valor e oferecer a ‘maintainability’ que um mundo, como o atual, de ameaças heterogéneas e de evolução exponencial necessita”. Rente sublinhou o papel da microeletrónica na resposta a essas necessidades, frisando que é essencial para enfrentar a complexidade e a mutação das ameaças atuais. O evento contou com diversos especialistas e foi um espaço de partilha de conhecimentos e desenvolvimento de redes colaborativas entre o setor empresarial e académico, criando pontes essenciais para o fortalecimento da segurança digital no país.
SOBRE A AGENDA MICROELETRÓNICA
A Agenda Microeletrónica tem como objetivos promover um conjunto de projetos inovadores, de natureza complementar e mobilizadora, que fomentem uma maior capacitação tecnológica e produtiva do setor da Microeletrónica; reforçar as capacidades internas de I&D e Inovação das empresas do setor para que os produtos, tecnologias e processos desenvolvidos apresentem um potencial inovador de larga escala e, por último, promover, de forma transversal para todo o setor, atividades de transferência de tecnologia, cooperação internacional, atração de investimento e desenvolver atividades de formação e capacitação de recursos humanos.
Com o propósito de mobilizar o crescimento do setor da microeletrónica em Portugal, a Agenda Microeletrónica segue um conjunto de ações focadas na inovação e I&D de soluções tecnológicas assentes em quatro pilares estratégicos: Transição digital; Transição ecológica; Crescimento inteligente, Sustentável e Inclusivo e Resiliência económica.
Neste contexto, convidamos todos os interessados a participar no próximo workshop “Open Architecture” da Agenda Microeletrónica, que se realizará no dia 3 de dezembro, pelas 14h30, no Fundão.