Já começou a VII Academia Europa em Pampilhosa da Serra. “Receber este encontro no concelho é para nós muito importante. É a vossa geração que pode quebrar barreiras, fazer a diferença e está nas vossas mãos o que vai ser o futuro e a coesão destes territórios, nomeadamente dos territórios do interior, como é o caso de Pampilhosa da Serra”. As palavras foram dirigidas pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, aos 50 jovens universitários que até ao próximo domingo vão estar no território a debater o futuro da União Europeia.
A sessão de abertura da VII Academia Europa decorreu ao final da tarde de hoje, dia 15 de novembro, no Auditório Municipal, e deu o mote para uma jornada de 3 dias em que os alunos vão ser incentivados a explorar temas como a criação do exército europeu e a relação da EU com a NATO, a cibersegurança e proteção de dados, entre muitos outros. A iniciativa contempla ainda um conjunto abrangente de atividades culturais e de descoberta do concelho, como a visita ao Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão ou um “workshop” gastronómico em torno da Filhó Espichada.
“Não se inibam de sentir o que vão ver e experimentar. Temos que valorizar estes territórios. São territórios que não se limitam a sobreviver, afirmam-se de uma forma inovadora e especial”, notou o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão.
Jorge Custódio, desafiou ainda os jovens a reinventarem-se, refletindo sobre o conceito de empreendedorismo e de interior. “Nos últimos anos tem havido um esforço muito grande por parte da EU para que a coesão nos vários países se materialize, para que a Europa esteja a uma só voz e a uma só velocidade, mas no nosso país nem sempre isso acontece”, expressou.
A VII Academia Europa conta com a presença de um painel heterogéneo de oradores, como Eurodeputados Portugueses, Representantes de organizações governamentais e não governamentais, Académicos Especialistas em assuntos Europeus ou representantes de Instituições da União Europeia.
A iniciativa é organizada pelo Núcleo Associativo Para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), a Federação Nacional de Estudos Europeus e a CIM Região de Coimbra através do centro Europe Direct, com a parceria da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e, nesta edição, do Município de Pampilhosa da Serra.
Carlos Pires, Representante da Comissão Europeia, Paula Silvestre, Gestora do Europe Direct Região de Coimbra e Leiria, e Ana Rodrigues, do Núcleo Associativo para os Estudo Europeus em Coimbra (NAPEEC), completaram o painel de oradores da sessão de boas-vindas.