Reconstrução dos Passadiços do Paiva estará concluída até abril

O Município de Arouca anunciou que a reconstrução dos troços dos Passadiços do Paiva, destruídos pelo incêndio de setembro, começará em meados de janeiro e deverá ser concluída em três meses, até abril.

A empreitada, orçada em cerca de 211.700 euros, será conduzida pela empresa Carmo Estruturas de Madeira S.A., vencedora do concurso lançado em outubro. A proposta aguarda aprovação na próxima reunião do executivo municipal, mas a presidente da Câmara, Margarida Belém, confia na viabilização, considerando a maioria socialista.

Os trabalhos irão restaurar 260 metros de passadiço e 600 metros de escadas, permitindo o pleno funcionamento deste importante polo turístico, classificado como Geoparque pela UNESCO. A reabertura incluirá acessos à ponte suspensa “516 Arouca” pelo lado do Areinho, após a recuperação da emblemática escadaria.

Margarida Belém sublinha a importância dos Passadiços do Paiva para a dinamização económica e turística de Arouca, prevendo que a estrutura esteja novamente operacional para a primavera, época em que a natureza local apresenta o seu maior esplendor.