Câmara de Águeda vence prémio de sustentabilidade

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, sexta-feira, uma distinção pelas boas práticas desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade ambiental, durante a 4.ª Conferência anual da Plataforma ODSLocal, dedicada ao tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros” e que decorreu no Expocentro, em Pombal.

Trata-se dos Prémios ODSlocal, uma iniciativa da Plataforma ODSLocal, que distingue os projetos, municípios e agentes da sociedade civil que mais contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A distinção foi atribuída pela própria Plataforma que reconheceu como boa prática o projeto LIFE Águeda, que passa pela renaturalização do percurso fluvial e ecológico dos habitats naturais, ao longo dos rios, de forma a beneficiar as populações de peixes migradores.

“Este é mais um reconhecimento público pelo trabalho que temos vindo a desenvolver na reabilitação dos nossos rios e ribeiras e que recorrem a técnicas de base natural”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, agradecendo à Plataforma ODSLocal por esta distinção.

Vasco Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Águeda, subiu ao palco do Expocentro para receber o prémio que destaca Águeda no quadro das medidas de sustentabilidade implementadas no país.

O LIFE ÁGUEDA – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, sob a coordenação da Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integra o Município de Águeda, território onde se realiza a maioria das intervenções e que pela experiência e funções associadas, assume um papel de relevo no projeto. Estão envolvidas também várias entidades parceiras, nomeadamente o Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.