Santa Maria da Feira: Câmara volta a envolver a comunidade na preparação da Festa das Fogaceiras

800 bandeiras feitas à mão e 300 tabuleiros decorados

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira volta a desafiar a comunidade a fazer parte da construção da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal.

O Ateliê Fogaceiras, onde todos os anos são renovados manualmente os elementos decorativos da festividade, abre portas a 10 de dezembro, no Imaginarius Centro de Criação, com a participação dos voluntários que habitualmente dão o seu contributo, mas todos os feirenses são bem-vindos a esta missão de salvaguarda e renovação de um património que marca a identidade do território feirense.

Todos os anos, são produzidas manualmente neste espaço de criação cerca de 800 bandeiras de papel de prata de diferentes cores e com recortes que nos remetem para as muralhas do Castelo da Feira, destinadas sobretudo a enfeitar as fogaças que as meninas transportam à cabeça em tabuleiros de madeira (cerca de 300), também eles adornados de forma manual para utilização no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão das Fogaceiras.

O processo de criação destes elementos é aparentemente simples, mas requer sensibilidade e minúcia na utilização manual dos materiais (tesoura, papel, cola e lixa), de forma a que o resultado final garanta um ambiente festivo, mas harmonioso, no centro histórico da cidade, onde se concentra uma enorme multidão a cada 20 de janeiro para ver as fogaceiras passar.

A organização de materiais do Cantinho da Fogaceira é outra das tarefas a executar pelos voluntários deste espaço de partilha e transmissão de saberes de um legado que percorre gerações, sob a orientação de colaboradores da Câmara Municipal que há vários anos asseguram esta missão com o apoio de voluntários da Bolsa de Voluntariado e, mais recentemente, de gente da comunidade que revele gosto pelas artes manuais e pelas tradições da sua terra.

O Ateliê Fogaceiras vai funcionar no Imaginarius Centro de Criação (antigo matadouro municipal) em dois períodos distintos – de 10 a 20 de dezembro de 2024 e de 6 a 17 de janeiro de 2025 – sempre das 09h00 às 17h00, sendo que cada voluntário fará a melhor gestão do tempo disponível para participação nesta atividade.

À semelhança de anos anteriores, o Município de Santa Maria da Feira assegura as refeições, na cantina municipal, a todos os participantes que dediquem dias completos ao ateliê, para além de garantir seguro de acidentes pessoais a todos os jovens, adultos e seniores com vontade de fazer parte da construção da Festa das Fogaceiras.

As inscrições para o Ateliê Fogaceiras devem ser formalizadas online, através do link https://shorturl.at/Q5NdT. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar através do telefone 256 370 814 ou email cultura@cm-feira.pt.

O Imaginarius Centro de Criação localiza-se na Rua Joana Forjaz, nº 26, em Santa Maria da Feira, junto à linha do Vouguinha – estação da Piedade.