Alunos do 4.º ano em Portugal mostram dificuldades em Matemática, mas melhoram em Ciências

Os alunos portugueses do 4.º ano registaram uma queda no desempenho a Matemática e uma ligeira melhoria a Ciências, de acordo com os resultados do TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), divulgados esta quarta-feira.

Portugal mantém-se acima da média internacional, ocupando o 26.º lugar a Matemática e o 29.º a Ciências entre 58 países e economias participantes. Os estudantes obtiveram, em média, 517 pontos a Matemática (14 acima da média internacional) e 511 pontos a Ciências (17 acima da média internacional).

A comparação com 2019 revela um declínio de 8 pontos a Matemática, enquanto a Ciências houve um ganho de 7 pontos.

O estudo destacou que fatores como o género, o estatuto socioeconómico e a frequência de educação pré-escolar influenciam significativamente os resultados. Os rapazes apresentaram melhores desempenhos em ambas as disciplinas, e os alunos de colégios superaram os de escolas públicas.

Cerca de um terço dos alunos alcançou níveis elevados de desempenho, demonstrando capacidade de aplicar conhecimentos em áreas científicas e realizar investigações. O gosto pela aprendizagem também se revelou crucial, com melhores desempenhos associados a alunos que demonstram maior entusiasmo pelas disciplinas.

Além disso, três em cada quatro alunos mostraram um elevado sentido de pertença à escola, enquanto 76% atribuíram grande importância à preservação do ambiente, correlacionando-se com melhores resultados em literacia ambiental.

O TIMSS, realizado de quatro em quatro anos, volta a colocar Singapura no topo do ranking mundial.