Jornadas “Aquários e Cidadania Azul” celebram reabertura do Aquário dos Bacalhaus

O Museu Marítimo de Ílhavo vai promover, no dia 11 de janeiro, as Jornadas “Aquários e Cidadania Azul” – evento que marca a reabertura do Aquário dos Bacalhaus, após um período de fecho para realização de obras de beneficiação e de requalificação.


Nestas jornadas, que se realizam entre as 14 e as 18 horas, um diversificado painel de especialistas exploram o papel dos aquários na consciencialização, comprometimento e proatividade na defesa do futuro do nosso planeta, na medida em que realçam a importância de preservar os recursos marinhos para as gerações vindouras.


O evento começa às 14 horas, iniciando com o painel “Os Aquários em retrospetiva”, com moderação de Rui Rocha, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro (CESAM/UA). Este painel conta com a participação de Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, que fala sobre a génese do aquarismo em Portugal.

Inês Amorim, coordenadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CITCEM/FLUP), transmite a sua perspetiva sobre os antigos e novos paradigmas dos aquários públicos.


Às 15h15, o segundo painel explora a temática “Os aquários como recursos educativos e científicos”, com moderação de Sónia Cruz, do CESAM/UA.

Luísa Sousa, do Fluviário de Mora, explica como funcionam os aquários na sensibilização e educação ambiental; Nuno Galhardo Leitão, diretor do Aquário Vasco da Gama, mostra como os aquários atuam ao serviço do conhecimento científico.


Uma hora depois, inicia-se o terceiro e último painel, sobre “Os aquários na proteção das espécies”, moderado por Ricardo Calado, do CESAM/UA.

Este painel tem a participação de Carlo Mota, do Fragário do Norte, que destaca o papel dos aquários na preservação de corais ameaçados; e conta, ainda, com o parecer de Miguel Paiva, do Sea Life Porto, sobre os desafios e estratégias de sustentabilidade de habitats marinhos.


O evento encerra às 17h30, com uma visão geral sobre o Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, transmitida por Andreia Silva, bióloga deste equipamento, terminando com uma visita ao Aquário dos Bacalhaus.


A participação nas jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada enviando um e-mail para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt, com os seguintes dados: nome, profissão, instituição e contactos.  As Jornadas serão acreditadas como uma formação de pequena duração (quatro horas) para educadores de infância e professores de todos os níveis de ensino.


As Jornadas “Aquários e Cidadania Azul” integram as comemorações do 12.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo, que contemplam um programa de atividades (disponível em museumaritimo.cm- ilhavo.pt), que inclui um espetáculo para crianças, a inauguração de uma exposição de ilustração científica e o lançamento de duas novas publicações do MMI.