- Pretensão antiga dos dois municípios bairradinos
- Proposta já foi apresentada a deputados do PSD e CDS
- Projeto consta do compromisso eleitoral da AD
Os Municípios de Anadia e de Oliveira do Bairro apresentaram a proposta de um novo nó de ligação à Autoestrada n.º 1, localizado sensivelmente entre os dois concelhos, a uma comitiva de Deputados à Assembleia da República, eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, do PS, Chega e Iniciativa Liberal.
A sessão de apresentação decorreu esta segunda-feira, 6 de janeiro, no Velódromo de Sangalhos e foi presidida pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Anadia e Oliveira do Bairro, Teresa Cardoso e Duarte Novo.
Durante a sessão, que decorreu à porta fechada, foi apresentada a proposta de ligação e as correspondentes ligações rodoviárias dos dois concelhos, assim como os respetivos custos previstos, bem como os argumentos técnicos e de justiça territorial.
A comitiva de deputados foi constituída por Hugo Oliveira, do PS, Maria José Aguiar, Armando Grave e Jorge Galveias, do Chega, e Mário Filipe Amorim, da Iniciativa Liberal.
Participaram ainda na reunião os Vice-Presidentes das autarquias de Anadia e Oliveira do Bairro, Jorge Sampaio e Jorge Pato, respetivamente, e dirigentes locais e regionais dos três partidos.
Recorde-se que a mesma proposta foi apresentada em outubro passado aos deputados do PSD e CDS, que se mostraram disponíveis para poder levar avante a pretensão dos dois municípios bairradinos, tendo em conta que a mesma ligação constava do compromisso eleitoral da Aliança Democrática às Eleições Legislativas de 2024, para o Distrito de Aveiro.
A construção de um nó de ligação que sirva os dois concelhos bairradinos é uma pretensão antiga, que tem sido revindicada ao longo dos anos junto do governo, de forma insistente, por ambos os executivos municipais.
Em outubro de 2023, os líderes das autarquias de Anadia e Oliveira do Bairro anunciaram que o governo, à época do Partido Socialista, se comprometeu em “avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos com vista à criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”.
Sensivelmente um mês depois, o Primeiro-Ministro António Costa demitiu-se e o governo socialista entrou em modo de gestão, não havendo mais informação sobre o processo.
Esta nova investida dos Municípios de Anadia e Oliveira do Bairro junto do poder político é mais um episódio da luta pela criação de uma infraestrutura que ambos consideram “fundamental para o desenvolvimento económico não só dos dois concelhos, mas também da região, em benefício das empresas e das famílias, com mais emprego e qualidade de vida”.