A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira avança, pela primeira vez, com o Concurso Capital Concelhia da Cultura, um programa inovador de descentralização cultural, dirigido às juntas e uniões de freguesia do concelho. As 21 autarquias locais são desafiadas a apresentarem um projeto cultural de relevo, candidatando-se ao título de Capital Concelhia da Cultura.
“Queremos marcar um novo capítulo na nossa estratégia de descentralização cultural nas freguesias”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, explicando que, pela primeira vez, vamos dotar as freguesias com um instrumento que lhes irá permitir programar e protagonizar o desenvolvimento cultural local”.
As candidaturas ao Concurso Capital Concelhia da Cultura podem ser apresentadas por uma ou, no máximo, por duas juntas ou uniões de freguesia em conjunto. A Capital Concelhia da Cultura irá receber um apoio financeiro da Câmara de Santa Maria da Feira no valor máximo de 50 000 euros ou de 120 000 euros, dependendo se a candidatura vencedora engloba uma ou duas freguesias ou uniões de freguesia.
Com o Concurso Capital Concelhia da Cultura, “damos liberdade e recursos financeiros para que cada freguesia, em conjunto com as suas associações e artistas, crie projetos culturais de relevo que reflitam a sua identidade e envolvam todos os segmentos da população”, especificou o autarca.
A seleção dos projetos que atribuirá o título de Capital Concelhia da Cultura é assumida por um júri independente, formado pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal, Gil Ferreira, pela secretária metropolitana da Área Metropolitana do Porto, Suzana Menezes, e pela secretária-geral da Associação de Município das Terras de Santa Maria, Teresa Pouzada.
As candidaturas podem ser apresentadas entre 21 de janeiro e 24 de março. Os resultados do Concurso Capital Concelhia da Cultura serão conhecidos no dia 30 de abril e os projetos implementados entre 1 de junho e 31 de dezembro de 2025.
“Este é também um convite aberto a todas as freguesias do nosso concelho para se afirmarem como líderes culturais na comunidade, reforçando Santa Maria da Feira como um território de inovação e coesão através da Cultura”, reforçou Amadeu Albergaria.
A proposta do Concurso Capital Concelhia da Cultura foi aprovada por unanimidade na última reunião da Câmara Municipal e o seu está disponível em www.cm-feira.pt.