Município de Viseu realiza Gala do Desporto e Cerimónia de Encerramento da Cidade Europeia do Desporto este sábado, dia 18 de janeiro, assinalando a passagem de testemunho a Matosinhos. Diversos espaços da cidade serão palcos de programação desportiva ao longo do dia, aberta à participação da comunidade. Autarquia irá homenagear mais de 150 atletas, clubes, associações e entidades, numa celebração que une o desporto e a arte
Este sábado, dia 18 de janeiro, Viseu assinala o culminar de um ano intenso dedicado à valorização e celebração do desporto e atividade física no concelho, com a realização da Gala do Desporto e Cerimónia de Encerramento da Cidade Europeia do Desporto, pelas 21 horas, no Multiusos de Viseu.
Sendo o lema de 2024 “Vive o Deporto 24 horas por dia”, até no capítulo final a Cidade Europeia do Desporto estará em movimento desde cedo, com uma programação complementar de atividades, descentralizada em diversos espaços, com diferentes modalidades em exibição e com possibilidade de experimentação por toda a comunidade, entre as 10 e as 16 horas.
Crianças, famílias e amigos serão desafiados a participar no jogo “A Corrida pelo Futuro – A Aventura do Carlos em Viseu”, que tem como objetivo inspirar pessoas de todas as idades e descobrir o poder do desporto e da atividade física, enquanto exploram lugares emblemáticos da cidade.
Os espaços representarão “Casas”, sendo o primeiro ponto de ativação a Praça da República (Rossio). A mascote Carlos acompanhará os diversos palcos de atividade, interagindo com os participantes que poderão completar desafios, experimentar atividades e ganhar brindes.
A Praça da República será a “casa” dos Desportos com Bola; o Parque Aquilino Ribeiro dos Desportos Adaptados e de Natureza; a Igreja e Museu da Misericórdia do Xadrez, das Artes Marciais e outros Desportos de Combate; e o Museu Nacional Grão Vasco e os seus claustros, do Bilhar e do Teqball.
Já a Fonte das 3 Bicas receberá atividades de Arco e Flecha, os Claustros da Sé os grupos da Atividade Sénior e o Adro da Sé as diversas forças militares e de segurança, nomeadamente o Regimento de Infantaria nº14, a GNR, a PSP, a Polícia Municipal, os Bombeiros Sapadores e Voluntários e a Cruz Vermelha Portuguesa, que aqui estarão presentes com atividades inerentes às suas áreas de atuação, nomeadamente torre de escalada, provas de obstáculos, demonstração de veículos e equipamentos, entre outras.
Também o Mercado 2 de Maio e áreas envolventes serão locais de paragem obrigatória, com atividades dedicadas aos projetos e programas municipais Manhãs Ativas, Escola Ativa e Mamãs Ativas, e outras de experimentação de Ténis de Mesa e Teqball. O Parque Urbano de Santiago integra igualmente esta programação, com Jogos Tradicionais, Atletismo, Ciclismo, Footgolf e Desportos Motorizados.
Ao final do dia, e mesmo antes do arranque da Gala e Cerimónia, no Multiusos, viseenses e visitantes são convidados a participar numa edição especial da iniciativa “Ó Viseu Anda Pra Rua”, com concentração no Parque Urbano de Santiago, pelas 20 horas.
Este pequeno percurso simbólico, entre o Parque e o Multiusos, assinalará o início da celebração, desafiando os participantes a marcar presença nesta Gala e Cerimónia que irá comemorar o desporto e enaltecer todos aqueles que ao longo do ano e do tempo contribuíram para a sua valorização e reconhecimento, nas mais diversas modalidades e áreas. Música, dança, ginástica ou patinagem são alguns dos ingredientes que irão dar mais brilho a este momento, que une o desporto e a arte.
Também neste dia, os Museus Municipais e o Museu Nacional Grão Vasco estarão abertos, permitindo aos visitantes e participantes embarcar, igualmente, numa viagem cultural, explorando as exposições temporárias e permanentes de forma gratuita.
Condicionamentos e cortes de trânsito na zona histórica e encerramento de parques de estacionamento no Campo de Viriato
Considerando a realização de parte das atividades na zona histórica de Viseu, será necessário proceder, no dia 18 de janeiro, entre as 8H00 e as 18H00:
· Ao corte de trânsito na Rua do Comércio, junto aos CTT, para veículos pesados;
· Ao corte de trânsito na Praça D. Duarte, sendo que o trânsito que provém da Rua do Comércio (veículos ligeiros) deverá seguir pela Rua Augusto Hilário/Rua D. Duarte;
· Ao desvio de trânsito proveniente da Travessa da Misericórdia para a Calçada da Vigia;
· À interdição da circulação no Largo da Misericórdia;
· Excecionalmente, na Rua Nunes de Carvalho, na entrada para o Largo Pintor Gata, será permitido aos moradores e aos clientes do Hotel Palácio dos Melos a circulação em sentido contrário na Rua Chão do Mestre.
Adicionalmente, os parques de estacionamento em frente ao Multiusos de Viseu e ao Bairro da Restauração, no Campo de Viriato, serão encerrados entre as 21 horas de 16 de janeiro e as 02 horas de 19 de janeiro.