A primeira Gala do Desporto do Município de Ílhavo premiou, esta terça-feira, na Fábrica de Ideias da Gafanha da Nazaré, a excelência e a dedicação ao desporto, com a atribuição de 28 troféus à comunidade desportiva do município.
O grande destaque da noite foi o Prémio “Homenagem/Carreira”, atribuído a Júlio Cirino da Rocha, pelo seu contributo no desporto a nível nacional e internacional.
O homenageado é reconhecido não só pela sua paixão e pelas distinções que lhe foram atribuídas na área do atletismo, mas também pela sua espiritualidade e cultura, pelo seu gosto em aprender, pelo seu carácter e, acima de tudo, pela sua bondade.
Depois de uma carreira como atleta de meio-fundo, Júlio Cirino tornou-se treinador das disciplinas de lançamento do peso e disco.
Por ele passaram já mais de 1000 atletas, sendo Teresa Machado a sua campeã mais credenciada, com resultados nunca conseguidos.
Atualmente é treinador de Irina Rodrigues, atleta olímpica de lançamentos, que conquistou um honroso nono lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Uma vez que Júlio Cirino da Rocha não pôde estar presente, subiu ao palco o neto para receber o prémio.
Entre os distinguidos da gala, destaque, ainda, para Manuel Oliveira, que obteve a Distinção Especial do Júri, pelos 40 anos de vida que dedicou ao clube que fundou, o Ílhavo Andebol Clube, permitindo a formação de centenas de atletas e elevando o nome do Município.
O primeiro galardoado da noite foi Renato Conde, velejador do Rockwool Denmark SailGP Team e do Clube Náutico Boca da Barra, a quem foi atribuído o prémio “Agente Desportivo”.
O prémio “Desporto Adaptado” foi atribuído a Paulo Henriques, conhecido por todos como “Paulinho”, que tem desenvolvido um percurso desportivo notável no atletismo.
Seguiu-se o prémio “Equipa do Ano”, atribuído à equipa sénior de basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha. Carolina Matos, atleta de ginástica rítmica, da Escola Gímnica de Aveiro, venceu o prémio “Jovem Revelação”.
O galardão de “Atleta do Ano Feminino” foi para Matilde Dias, karateca do Sporting Clube Vista Alegre, enquanto que Maximilian Elvang, atleta de kneeboard surfing da Associação de Surf de Aveiro, conquistou o prémio de “Atleta do Ano Masculino”.
A Gala de Desporto atribuiu, ainda, 20 troféus de “Mérito Desportivo”. Os vencedores foram: Ana Filipa Veiga, nadadora do CAPGE; Benedita Pires, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, que se destacou na provas de mega sprinter e comprimento mega salto; Bernardo Oliveira, atleta de BTT da Associação Somamaratonas; Carolina Matos, da secção de ginástica rítmica da Escola Gímnica de Aveiro; Guilherme Monteiro (classe ICAL 4), Henrique Peixinho Simões (classe ICAL 4), Matilde Caixinha (classe Optimist), Pedro Firmeza (classe Optimist) e Sofia Lau (classe ICAL 4) – todos velejadores do Clube de Vela da Costa Nova; Matilde Dias, karateca do Sporting Clube Vista Alegre; Nuno Pires e Ana Margarida Silva, ambos atletas de orientação do Clube de Orientação Estarreja; Pedro Pinheiro, ciclista, e Rodrigo Silva, da petanca – ambos da Associação Bússola Partilhada; Pedro Velhinho, do Kneeboard Surfing da Associação de Surf Aveiro; Renato Conde, velejador do Clube Náutico Boca da Barra; Salvador Caldeira, basquetebolista do Illiabum Clube; e ainda três clubes – o Clube da Associação de Pais da Gafanha da Encarnação; o Sporting Clube Vista Alegre; e o Clube de Vela da Costa Nova (CVCN).
O júri da Gala de Desporto é constituído por Catarina Durão, diretora regional do IPDJ; David Calão, diretor do jornal “O Ilhavense”; Pedro Martins, colaborador da Rádio Terranova; Paulo Pinto, presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo; e Diogo Carvalho, ex-atleta olímpico de natação.
A noite de prémios foi abrilhantada pelas atuações de dança da Academia de Dança Arabesque, Fulldance, Pestinhas e Casa do Povo da Gafanha da Nazaré.