A equipa do Museu Marítimo de Ílhavo estreou este mês uma nova farda, com assinatura do estilista ilhavense, Joel Reigota. A nova indumentária do museu inclui um blazer cinza antracite, com forro e detalhes em bordô; uma camisa pérola; um lenço no caso das senhoras e uma gravata para os homens – ambos com uma ilustração alusiva à temática marítima.
Com esta nova farda, a equipa do Museu Marítimo de Ílhavo ganha uma nova imagem, mais digna e mais identificada com a temática do mar, em particular com a pesca do bacalhau.
Para a seleção das cores do blazer e da camisa, Joel Reigota inspirou-se na estética do museu, optando por cores que não sobressaem, para não retirar protagonismo aos elementos do museu.
“As cores têm uma simbologia. As cores escuras, como o preto e o cinza antracite, estão muito associadas ao amor, ao sentimento – algo que relaciono com a dedicação, o amor e o respeito com que as pessoas do município sempre trabalharam na pesca do bacalhau.
A escolha da cor pérola para a camisa tem a ver com a luminosidade e com o retorno dessa dedicação à faina”, explica Joel Reigota. Quanto ao bordô, escolhido para o forro dos blazers, o estilista diz ter-se inspirado “no sangue, por vezes, derramado, no sofrimento e sacrifícios” que também advinham da pesca do bacalhau, em benefício de todos.
“O lenço e a gravata são compostos por elementos que estão no museu, que fotografei e que desenhei – a estrela-do-mar, o cavalo-marinho, as cordas, as algas, as ondas e, claro, o elemento fulcral – o bacalhau”, acrescenta o estilista.
O lenço estará à venda na loja do Museu Marítimo de Ílhavo e nas Lojas de Turismo do Município de Ílhavo.
A aposta no novo fardamento vem no seguimento de um conjunto de medidas implementadas no Museu Marítimo de Ílhavo, que inclui a requalificação do Aquário dos Bacalhaus (que reabriu, também, este mês), com o reforço de medidas que garantam uma melhor qualidade de vida animal; o arranjo do lago e jardim interior do museu (atualmente em execução); a aposta em novas linhas de merchandising; e uma maior capacitação do bem receber e
atendimento ao público.