Esta semana deram-se início aos trabalhos da empreitada de reabilitação da Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré, que proporcionará melhores condições a alunos, professores e auxiliares da ação educativa. A obra foi adjudicada à empresa Nível 20 Lda., por 2.849.000,00 euros, financiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
![](https://tvc.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/DSC0267-scaled.jpg)
Na sessão de apresentação da obra, que decorreu esta quarta-feira, João Diogo Semedo, vice-presidente e vereador responsável pelas Obras Públicas, referiu que, no início do atual mandato, “a par da Escola Básica Ferreira Pinto Basto e da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, estas escolas foram identificadas como prioritárias para intervenção”, tendo sido diligenciados todos os procedimentos necessários para a elaboração dos respetivos projetos e validação junto da DGESTE.
João Diogo Semedo recordou que, “depois de adjudicada a empreitada, foi necessário realizar um trabalho muito próximo com a escola, de forma a minimizar os impactos na atividade letiva”, salientando também a importância dos contributos que foram dados, em fase de projeto, não só na identificação das várias patologias, mas também das necessidades para as novas respostas educativas.
![](https://tvc.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/DSC0336-scaled.jpg)
Para o vereador com o pelouro das Obras Públicas, esta “é mais uma grande vitória para a Gafanha da Nazaré e para o Município de Ílhavo, para se continuarem a formar grandes alunos, que estarão por todo Mundo a representar, também, a nossa comunidade”.
Paula Tinoco, arquiteta responsável pelo projeto, explicou que esta intervenção visa “reabilitar e modernizar os edifícios na íntegra, melhorar o seu conforto térmico e acústico, com a aplicação de novos revestimentos, conferindo uma imagem mais contemporânea, garantindo as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida e reabilitando todas as infraestruturas”.
![](https://tvc.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/DSC0343-scaled.jpg)
O projeto inclui a criação de uma grande zona central coberta, onde os alunos terão mais condições para os seus tempos livres, protegidos da chuva e do vento, além de uma zona específica para aparcamento de bicicletas, de modo a fomentar a mobilidade suave, à imagem da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
Com um prazo de execução de 12 meses, a empreitada inicia-se pela reabilitação dos blocos A e B e com a construção do grande telheiro e de uma nova zona adjacente ao pavilhão dedicada às oficinas. Na segunda fase, a intervenção passará para o bloco C, prevendo-se que, na interrupção letiva de verão, seja realizada a intervenção no interior do bloco D, para evitar grandes impactos no funcionamento da cantina. Na fase final serão executados os arranjos exteriores. No decorrer da empreitada existirão estruturas provisórias, num acoplado de monoblocos, a instalar num dos campos de jogos, que irão garantir o funcionamento das atividades letivas.
![](https://tvc.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/DSC0352-scaled.jpg)
Satisfeita com o início das obras, Eugénia Pinheiro, diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, demonstrou compreensão em relação à empreitada: “Se queremos ter um edifício em condições e uma resposta à altura das necessidades, temos de passar por alguns constrangimentos e, portanto, é com naturalidade que os encaramos e com disponibilidade para realizar eventuais ajustes.”
A concluir a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, lembrou outras intervenções que têm vindo a ser feitas em articulação com o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, nomeadamente nas Escolas Básicas da Chave, Santa Maria Manuela e Praia da Barra.
![](https://tvc.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/DSC0373-scaled.jpg)
João Campolargo realçou, ainda, o investimento global que, durante o presente mandato, tem estado a ser realizado na Gafanha da Nazaré, rondando os 9,5 milhões de euros, que ascende aos 14 milhões se acrescentarmos a empreitada do Porto de Aveiro de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo. Como reflexo da descentralização de competências e dos contratos interadministrativos, o Município de Ílhavo transitou perto de 1 milhão de euros, desde o início do atual mandato, para a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo concluiu agradecendo o empenho de todos e solicitando, para os próximos meses, a compreensão e tolerância de toda a comunidade escolar, para que juntos consigamos concretizar uma obra tão importante e desejada.