Um homem perdeu a vida na tarde deste domingo, 16 de fevereiro, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros na Estrada Nacional 1 (EN1), na zona de Aguim, concelho de Anadia.
O alerta foi dado às 18h53, e, de acordo com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia, o óbito do motociclista foi declarado no local.
Para o teatro de operações foram mobilizados diversos meios de emergência, incluindo três ambulâncias dos Bombeiros de Anadia, um veículo de desencarceramento, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Coimbra e a Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR). O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionou ainda uma equipa de apoio psicológico para prestar assistência aos familiares da vítima.
O acidente ocorreu num troço da EN1 que já tem sido alvo de preocupações devido à sua perigosidade. Em maio do ano passado, um outro sinistro grave no cruzamento de Aguim-Peneireiro motivou reuniões entre o “Movimento Fazer Acontecer” e a Câmara Municipal de Anadia, no sentido de reivindicar medidas de reforço da segurança rodoviária.
Na sequência desses encontros, a Infraestruturas de Portugal (IP) e o município comprometeram-se a implementar melhorias na sinalização e outras intervenções de segurança na antiga EN1. No entanto, a ocorrência deste novo acidente levanta preocupações sobre a eficácia das medidas tomadas até ao momento e a necessidade de novas intervenções para evitar tragédias semelhantes.
A GNR está a investigar as circunstâncias do acidente.