Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu ultrapassam os 53 mil clientes

Índice de cumprimento da qualidade de água para consumo humano é de 100%, num serviço que registou um acréscimo de 974 clientes, em 2024 

São já 53.820 os clientes dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS de Viseu) que possuem contrato de abastecimento de serviços de água e saneamento. 

Entre janeiro de 2020 e janeiro de 2025, verificou-se um aumento de 4.626 clientes dos SMAS Viseu, num crescimento que tem sido constante ao longo dos anos e que contou, em 2024, com 974 novos clientes (contadores instalados no concelho de Viseu). 

Relativamente ao número de clientes aderentes à Fatura Eletrónica (Digital), este ultrapassou a barreira dos 20 mil (20.809) no início do presente ano, valor correspondente a 38,7% do número total de clientes. Comparativamente aos números de 2020, o número, praticamente, dobrou (10.673 clientes que aderiram à Fatura Eletrónica Digital, correspondentes a 21,7% do total de clientes). 

Nota para a escolha da maioria dos clientes no que toca ao método de pagamento da “Fatura da Água”. Em 2024, cerca de 69% dos clientes SMAS de Viseu (38.222 clientes) optaram por pagar as suas faturas por Débito Direto, afirmando a confiança, segurança e comodidade deste serviço junto da comunidade. 

Controlo da Qualidade da Água 

Ao longo do transato ano de 2024, foram realizadas 2,743 análises, no âmbito do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) para consumo humano, verificando-se um índice de cumprimento de 100%. 

Sublinhar ainda que, à semelhança de outros anos, os SMAS de Viseu serão distinguidos com o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” de 2025 (edição de 2025, que corresponde ao período de avaliação de 2024), pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).