Cerca de duas dezenas já estão ativos em diversos pontos da cidade e podem ser utilizados.
S. João da Madeira dispõe de 25 novos carregadores elétricos para automóveis, que se vêm juntar a outros 3 que já se encontravam a funcionar na cidade, perfazendo um total de 28 carregadores disponíveis no espaço público, sendo que duas dezenas se encontram já ativos e em condições de serem utilizados.
A instalação destes novos equipamentos – quatro dos quais de carregamento rápido – em diferentes pontos do concelho resultou de um procedimento público lançado, durante o ano de 2024, pela Câmara Municipal.
“Este é mais um passo muito importante para a descarbonização da nossa cidade, pois contribui para uma crescente utilização de veículos elétricos, em alternativa ao recurso a automóveis que consomem combustíveis fósseis”, afirma o presidente da autarquia.
Jorge Vultos Sequeira aponta a mobilidade elétrica como “uma aposta de futuro”, refletida também no aumento da frota de viaturas elétricas do parque municipal.
Os novos postos de carregamento elétrico estão localizados em artérias estratégicas da cidade, essencialmente, junto a espaços comerciais e culturais, assim como em zonas residenciais.
A iniciativa da Câmara Municipal de promover a instalação destes equipamentos vai ao encontro das metas de redução das emissões de dióxido de carbono definidas no Plano de Transição Energética de S. João da Madeira, aprovado em 2021.