O Município de Anadia associou-se às comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes, através do projeto cultural “100Paredes” que está a dinamizar um conjunto de iniciativas no concelho para assinalar o centenário do nascimento de Carlos Paredes.
A primeira iniciativa aconteceu no passado sábado, 22 de março, com a inauguração da exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”, na Biblioteca Municipal de Anadia.
A mostra, com curadoria de Bruno Costa e André Varandas, tem como objetivo explanar a vida e obra de Carlos Paredes, assim como homenagear o artista.
Contempla 10 grandes formatos explicativos da vida e obra de Carlos Paredes; exemplares da discografia do Mestre; Guitarra Portuguesa comemorativa 100 Paredes – Luthier Fernando Meireles; instalação videográfica, com entrevistas e captações diversas do artista, dos arquivos da RTP e da cinemateca portuguesa; e ainda uma obra do artista Juan Domingues, criado exclusivamente para o centenário.
Na sessão inaugural está previsto um showcase de Bruno Costa. A mostra está patente ao público até ao próximo dia 29 de março.
Na ocasião, Bruno Costa referiu que “Carlos Paredes foi e continua a ser uma das maiores referências da cultura portuguesa”, tendo conseguido “transportar a guitarra portuguesa a todo o país e a todo o mundo”.
André Varandas destacou que Anadia foi “dos primeiros municípios” a aderir ao projeto “100Paredes”, aproveitando ainda o momento para dar a conhecer as restantes iniciativas das comemorações.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que “é um orgulho” para o Município associar-se a estas comemorações e, desta forma, “honrar a enorme obra do mestre Carlos Paredes”.

A autarca deixou ainda um agradecimento público aos mentores do projeto pelo facto de terem “confiado” no Município para a realização destas iniciativas.
A sessão terminou com um momento de guitarra portuguesa, com Bruno Costa e Nuno Botelho a interpretarem alguns temas de Carlos Paredes para gáudio dos presentes.
De referir ainda que, no âmbito deste projeto, está prevista a realização de dois workshops/MusicLab, junto da comunidade escolar do concelho, com o objetivo de partilhar a história da guitarra portuguesa e dar a conhecer a vida e obra de Carlos Paredes.
As comemorações terminam com dois espetáculos documentários que irão envolver cinco associações anadienses: ADABEM – Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Club de Ancas, Coral Stella Maris – Music & Arts, O Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.
Os espetáculos vão decorrer nos dias 25 e 26 de abril, no Cineteatro Anadia. Os bilhetes já podem ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia e do Posto de Turismo da Curia e ainda online na Bol.pt.