O Conselho Estratégico do Consórcio (CEC) do projeto “Anadia Digit@ll – Bairros Comerciais Digitais” reuniu, no passado dia 19 de março, no Museu do Vinho Bairrada, para fazer o ponto da situação relativamente às atividades que estão a ser desenvolvidas, no âmbito do projeto.
A Gestora do Bairro Anadia Digit@ll, Cristina Azevedo, apresentou aos membros do Conselho as diversas iniciativas realizadas até ao momento pelo projeto, dando também a conhecer as iniciativas que estão previstas realizar, nomeadamente a campanha “Primavera/Verão” do comércio local (a decorrer), os vales de compra, no valor de 5,00€, que vão ser atribuídos na aquisição dos ingressos do Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes que vai decorrer nos dias 29 e 30 de março, na Curia.
A iniciativa que pretende trazer o “Comércio para a Rua”, foi outro dos eventos apresentados. Terá lugar no mês de maio no parque de estacionamento do Museu do Vinho Bairrada, e envolve todo o comércio concelhio.
Estão previstas várias atividades, desde animação, passando por desfile de moda, workshop, conversa, música, até ao cinema. O projeto “Anadia Digit@ll – Bairros Comerciais Digitais” vai também associar-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, com o slogan “Faça compras – ganhe um livro”.
Cristina Azevedo deu ainda a conhecer as ações de formação gratuitas que têm vindo a decorrer, no âmbito do projeto “Formação + Próxima”, decorrente do protocolo celebrado entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal. Até ao momento foram realizadas 21 ações, num total de 141 horas, tendo sido certificadas 351 pessoas.
Por outro lado, foi ainda feito um ponto de situação relativo aos concursos públicos lançados (rede de comunicação e sensorização, e marketplace) e aos procedimentos previstos lançar ainda este mês, respeitantes ao mobiliário urbano, mupies e cacifos.
Clara Oliveira, da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, deu a conhecer o valor atribuído, no âmbito do projeto ACELERAR, aos comerciantes do Município de Anadia que apresentaram as suas candidaturas. Até ao momento foram atribuídos 57 vouchers, no valor de 60.000€.
A apresentação dos dados recentes do estudo do barómetro e-Commerce, da Marktest, foi mote para lançar o debate entre os presentes, salientando-se as seguintes conclusões: aumento das compras online dos portugueses que se fixou em 62,1%, no ano de 2023; o segmento etário que registou maior crescimento no universo de compradores foi o de pessoas entre os 45 e os 54 anos, com um aumento de 17,5%; vestuário, calçado ou artigos de moda são os produtos que os portugueses mais solicitam online, seguido de viagens para férias, bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos e livros.
No que respeita às formas de pagamento, o MB Way passou a ser o canal de pagamento mais utilizado pelos portugueses, enquanto que o Multibanco ou a referência Multibanco passaram a ser a segunda opção mais usada.
Recorde-se que o CEC é um órgão de apoio e de acompanhamento da Comissão Executiva do Projeto que prossegue o objetivo de avaliar e monitorizar a implementação do mesmo, propondo medidas e soluções para maximizar os seus impactos e alertar para eventuais riscos. É constituído pelo Município de Anadia, Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Entidade Regional de Turismo do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC), Freguesias do Município, representante das IPSS do concelho, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Universidades de Aveiro e Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra e cinco representantes dos estabelecimentos comerciais do Bairro.
O projeto “Anadia Digit@ll – Bairros Comerciais Digitais”, com a duração de dois anos (2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.