Correntes migratórias, regimes alimentares e sustentabilidade em discussão
A conferência internacional “Food 4 Thought”, a realizar na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira entre 2 e 4 de abril, vai contar com a participação 21 oradores e seis moderadores de seis países.
São investigadores, nutricionistas, dirigentes, professores, médicos, chefs, artistas, realizadores de cinema e jornalistas, que vêm de Espanha, Estados Unidos da América, Itália, México, Portugal e Suécia para falar de temas atuais e prementes, como as correntes migratórias e os seus impactos nas demografias e na agricultura dos territórios, os regimes alimentares, os modos de produção ou a cultura da sazonalidade, tendo sempre presentes na discussão a sustentabilidade, a criatividade e a inovação associadas à gastronomia.
Ao longo de três dias, serão dinamizados seis painéis em torno de quatro temas centrais: Alterações Demográficas e Agricultura; Consumo Sustentável; Saúde e Bem-Estar; e Conhecimento Científico e Criatividade na Gastronomia.
Eduardo Seijo, representante da Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO de Mérida (México) modera o primeiro painel, “Demografia, Agricultura e Movimento”, que conta com a participação de Pedro Portugal Gaspar, presidente do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, de Alexandra Lopes, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e de Yassine Benderra, fundador do projeto Joyas da Terra.
Durante este encontro internacional serão ainda apresentados os resultados do Programa Municipal de Alimentação Saudável, Consciente e Sustentável, implementado nas escolas do pré-escolar e 1º ciclo da rede pública do concelho de Santa Maria da Feira, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, e lançado o livro de receitas “Viagens Gastronómicas”, que sintetiza as experiências de culinária dos clubes de gastronomia realizados em Santa Maria da Feira, mas também dos encontros internacionais já concretizados ao abrigo do programa de intercâmbios Diversity Food.

Desta conferência sairá um manifesto que instigue a uma efetiva reflexão em torno do papel dos municípios no desenvolvimento de políticas alimentares à escala local, promotoras de saúde e bem-estar nas populações, preservando a tradição sem inibir a necessária inovação e criatividade.
O programa cultural da conferência reserva a estreia de três projetos artísticos – a instalação de media art “Serramar”, o filme documental o “O Pão Doce de Santa Maria da Feira” e a exposição “Favas Contadas” –, para além da exibição do premiado documentário “Carne – A Pegada Insustentável”, visitas a plantações locais de morangos e kiwis e provas de água nas Termas de S. Jorge, sendo que não faltarão momentos de degustação de produtos gastronómicos locais.
Organizada pelo Município de Santa Maria da Feira, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP), no âmbito do projeto “Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”, esta conferência tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e conta com Certificado de Ação de Curta Duração (ACD).
Para mais informações, os interessados devem consultar o programa em www.conference.feiragastronomy.pt ou contactar através do número 256 377 030 ou email conference@feiragastronomy.pt.
Recorde-se que foi a 8 de novembro de 2021 que o Município de Santa Maria da Feira viu aprovada a sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO para a área da Gastronomia, assente em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização.
Decorridos mais de três anos de atividades que envolveram diferentes comunidades, Santa Maria da Feira continua a ser o único território português com a chancela Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO.