Arganil: Projeto da Praça e Posto de Turismo do Piódão conquista Prémio de Arquitetura

O projeto de requalificação da Praça e do Posto de Turismo do Piódão, no concelho de Arganil, foi distinguido com o Prémio de Arquitetura Maria José Estanco, atribuído pela Ordem dos Arquitectos (OA) e pela Câmara Municipal de Loulé.

O galardão foi entregue esta quarta-feira, numa cerimónia realizada na Câmara Municipal de Loulé, ao presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e à arquiteta Paula del Rio, autora do projeto desenvolvido pelo gabinete Branco del Rio Arquitectos.

Criado em homenagem a Maria José Estanco, natural de Loulé e primeira arquiteta portuguesa, este prémio pretende reconhecer obras de qualidade assinadas por arquitetas, promovendo e incentivando a participação plena e efetiva das mulheres nas mais diversas vertentes do exercício da profissão de arquiteta.

Nesta edição inaugural do Prémio, o júri reconheceu o projeto arganilense por “preencher plenamente, com simplicidade e delicadeza, todos os fatores de apreciação definidos no regulamento”, sublinhando “a grande sensibilidade do projeto, o rigor do desenho e o respeito pelo contexto patrimonial em que se insere, sem prejuízo de uma abordagem inovadora e contemporânea”.

Durante anos, o espaço foi ocupado por carros e usado como estacionamento. O projeto permitiu devolver o espaço às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social.

Para Luís Paulo Costa, este prémio é um motivo de grande satisfação, não só pelo reconhecimento do projeto do Piódão, mas também pelo seu simbolismo no contexto da arquitetura portuguesa. “Este galardão distingue uma obra que valoriza o património e identidade desta aldeia única, e é particularmente gratificante vê-lo associado a um prémio que celebra o talento e a sensibilidade das arquitetas. O trabalho da arquiteta Paula del Rio reflete precisamente essa visão atenta e sensível, determinante para manter a identidade singular do Piódão”.

Desde a sua conclusão, no final de 2022, a requalificação da Praça e do Posto de Turismo do Piódão tem sido amplamente reconhecida, tendo já conquistado o Prémio Ibérico FAD, o Prémio Nacional FORMA na categoria Espaço Público, e sido finalista do Prémio Mies van der Rohe, o mais prestigiado galardão de arquitetura da União Europeia, na categoria de Arquitetos Emergentes.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento do Município de Arganil na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.