Ex-líbris da doçaria regional de Viseu vão estar à prova, no próximo fim de semana, no Mercado 2 de Maio

Viseu Doce está de regresso, dias 5 e 6 de abril, para a sua 5ª edição e elege a praça do Centro Histórico como montra privilegiada. Fim de semana celebra a doçaria regional e os vinhos do Dão, com uma programação que inclui ainda conversas, showcookings, workshops e animação musical. Chef Diogo Rocha, “Estrela Michelin” e embaixador gastronómico de Viseu, marca presença na cozinha improvisada do evento

O Mercado 2 de Maio, no coração do Centro Histórico de Viseu, vai receber, nos dias 5 e 6 de abril, a nova edição do Viseu Doce, o evento de primavera que celebra o melhor da doçaria regional viseense.

São 16 os operadores de doçaria presentes no evento, que irão preencher o Mercado com uma montra “gulosa” de produtos, entre eles os famosos Pastéis de Feijão, Viriatos, Castanhas de Ovos, Cavacas de Resende, Bolo Podre de Castro Daire ou Pastéis de Vouzela, sem esquecer outros doces e chocolates, biscoitos e pão tradicional. A eles juntam-se também os operadores de restauração residentes no Mercado 2 de Maio, que participarão, igualmente, com a venda dos seus petiscos e sabores.

E porque a gastronomia e doçaria da região exige um bom acompanhamento, também os vinhos do Dão estarão em permanência neste fim de semana, com a presença de diversos produtores e Quintas no Mercado.

A par dos inúmeros sabores, a programação da 5ª edição do Viseu Doce oferece também outras deliciosas propostas para miúdos e graúdos, da música às conversas, dos showcookings aos workshops.

No sábado, dia 5 de abril, pelas 12 horas, Sara Sá, das “Cavacas da Adozinda”, abre o apetite com uma conversa sobre a história, o segredo e o sabor das famosas Cavacas de Resende. Segue-se, pelas 13 horas, um showcooking com João Mendes, o célebre pasteleiro dos Pastéis de Feijão de Viseu. A música entra ao início da tarde, com uma atuação de Tiago Taborda, no saxofone, pelas 14 horas.

Pelas 15 horas, terá lugar a abertura oficial do evento, com a presença do Executivo Municipal e demais entidades, seguida de uma visita aos operadores presentes.

A tarde segue com novas propostas e desafios na cozinha do espaço NOTCH. Pelas 15H30, o conceituado Chef Diogo Rocha, embaixador da gastronomia da região e responsável pela cozinha do Estrela Michelin “Mesa de Lemos”, brindará o público com um showcooking sobre “Como fazer uma sobremesa sustentável?”. Recorde-se que, recentemente, o restaurante “Mesa de Lemos”, sob o comando do Chef Diogo, renovou a sua Estrela Michelin, pelo 6º ano consecutivo (a única na Região Centro). Pelo seu compromisso para com a sustentabilidade à mesa, o restaurante renovou, ainda, a Estrela Verde Michelin. 

Pelas 16H30, é a vez do Chef Luís Almeida assumir o comando da cozinha e desafiar o público a aprender os truques de confeção de “Babkas”, uma das especialidades da Rústica Padaria Tradicional. Também o restaurante sob a sua liderança, o “Memórias”, em Santar, recebeu este ano, pela primeira vez, uma recomendação do Guia Michelin, passando a integrar o mesmo. A Escola Profissional de Vouzela, também presente neste evento, terminará as lições de doçaria da tarde, pelas 18 horas, com um showcooking sobre o doce “Alforges de São Frei Gil”, uma receita de Maria Cunha.

A partir das 19H30, a música volta a tomar conta do Mercado, com o DJ Set Arede a assumir a mesa de som, prolongando-se o programa musical noite fora, com um concerto-tributo a Rui Veloso a acontecer, pelas 21 horas, no piso superior do Mercado, com a banda Mosca na Sopa.

Já no domingo, dia 6, renovam-se as experiências para viseenses, visitantes e turistas. A manhã é dedicada aos mais novos, com um workshop alusivo à confeção de cupcakes e bolachas, pelas 11 horas, com Patrícia Lopes, da Doce Tentação – Atelier de Cake Design. Segue-se, pelas 13 horas, um momento de animação musical com a artista Inês Simões.

Ao início da tarde, pelas 14H30, regressamos à cozinha para um showcooking com Natália Figueiredo, do Forno da Serra, sobre o Bolo Podre de Castro Daire e outros, seguido de outro showcooking, pelas 16 horas, dedicado aos segredos e aromas da massa choux, com a pastelaria May Flour, residente no Mercado 2 de Maio. O dia termina com uma conversa descontraída e bem doce sobre os Viriatos, as Rotundinhas e outros produtos, com a Confeitaria Amaral, pelas 17 horas.

A entrada no Viseu Doce é gratuita e a participação nos workshops é sujeita à lotação do espaço. O evento no Mercado 2 de Maio funciona entre as 11 e as 22 horas no sábado, dia 5, e entre as 11 e as 18 horas no domingo, dia 6.

A iniciativa é organizada pelo Município de Viseu e a Associação Comercial do Distrito de Viseu, em parceria com a Viseu Marca e a NOTCH.

Toda a programação atualizada e em permanência disponível em www.visitviseu.pt.