A AdRA, Águas da Região de Aveiro, S.A., finalizou a 1 de abril as celebrações do Dia mundial da Água de 2025 em conjunto com a CM de Ovar, num dia especial desenvolvido para as crianças do município. Neste caso, todas as crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico que participaram na Iniciativa “A importância da Água” tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo/atividade “Viagem pelo mundo da Água da torneira”, no Centro de Arte de Ovar. Usufruíram desta iniciativa mais 250 crianças de Ovar. A atividade foi criada e apresentada por um coletivo de artistas constituído por Ivo Prata, Xavier Marques, Carlos Calisto e Tiago Margaça.




Educação com arte
A apadrinhar esta iniciativa esteve, em representação do Município de Ovar, o Sr. Presidente, Dr. Domingos Silva e, em representação da AdRA, o SR, Presidente do Conselho de Administração, Eng.º. Joaquim Baptista.
Domingos Silva, “Na nossa região temos a felicidade de abrirmos a torneira e sair água em quantidade e de qualidade. Somos felizardos pela bonança deste recurso, que não se verifica em todo o mundo. A água potável é um bem precioso e os alunos souberam realçar a sua importância. Encontramos belíssimos trabalhos num dia de celebração da água.”, destacou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Domingos Silva.
“As crianças são os melhores agentes da mudança. Tomando consciência da atitude correta, têm uma responsabilidade e obrigação a nível de ambiental de educar as suas famílias. Queremos aproximar a AdRA dos cidadãos, através da proximidade na construção de políticas públicas de natureza ambiental, para que todos tomemos consciência de que este bem essencial deve ser preservado.”, reforçou o Sr. Presidente do Conselho de Administração da AdRA, Eng.º Joaquim Baptista.
Sobre o Projeto de Educação Ambiental “A importância da água” Todos os alunos do 3º ano do 1º ciclo do município de Ovar foram desafiados a participar no projeto de educação ambiental “A importância da Água” que incitou os alunos e docentes a dar forma e cor ao que de importante a água tem para eles, os pequenos artistas, e para a sua terra. Este desafio resultou em 23 obras artísticas apresentadas em tela, uma por cada turma que participou na atividade. No final, todos os participantes nesta atividade foram convidados para as celebrações do Dia Mundial da Água pensado e realizado para os pequenos artistas de ambos os municípios.