Projeto para cuidadores informais garante mais uma distinção à câmara de Oliveira do Bairro

  • Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
  • Terceiro projeto distinguido desde 2022
  • 70 candidaturas apresentadas

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida com o Selo de Mérito, grau Bronze 2025/2026, da 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

O projeto da autarquia bairradina que mereceu a distinção foi o grupo de auto-ajuda “CuiDAR de Mim”, destinado aos cuidadores informais, desenvolvido em parceria com a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Cubo Mágico da Saúde.

Este grupo surgiu para dar continuidade ao projeto “(In)Formar para Cuidar”, na vertente dos cuidadores informais, que teve como principal objetivo fornecer um suporte emocional aos cuidadores informais, bem como proporcionar um espaço para a partilha de experiências, dificuldades e possíveis soluções.

Recorde-se que este projeto recebeu em 2023 o Selo de Mérito RACCI, à semelhança do que já tinha acontecido no ano anterior com o ProximIDADES, de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade, que foi implementado pela autarquia em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro e várias IPSS do concelho.

O grupo de auto-ajuda “CuiDAR de Mim” é, assim, o terceiro projeto promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro a receber uma distinção do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

A 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu 65 projetos provenientes de diferentes pontos do país, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores, pelo seu desempenho e boas práticas no apoio aos cuidadores informais.

Esta iniciativa tem como objetivo reconhecer, através da atribuição de um selo digital de mérito, os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Distinções

No âmbito do seu pelouro da Idade Maior, que tem como objetivo último proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem sido premiada com várias distinções.

Para além das três vezes (2022, 2023 e 2025) com que foi reconhecida com o Selo de Mérito da RACCI, a autarquia oliveirense foi também este ano galardoada, pela segunda vez, com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social. A primeira tinha sido em 2022.

Em 2024, a sua iniciativa “65 horas em Festa” recebeu o Prémio de Excelência Autárquica, atribuído pelo Programa Cidade Social.

No final de 2023, a autarquia bairradina recebeu o galardão “Território da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Estas entidades consideraram Oliveira do Bairro como uma das autarquias que “oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos”.

Ainda em 2023, foi reconhecida como “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência” pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica.

Em 2021, foi a vez da Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuir a Oliveira do Bairro o selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’, por apresentar “políticas, programas, planos estratégicos e práticas [que] demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.